Home  /  Competência de Vendas  /  Como motivar uma equipe de vendas em 5 passos

Como motivar uma equipe de vendas em 5 passos

por Lucia Haracemiv 3 anos atrás
como motivar uma equipe de vendas

Todos nós precisamos de motivação e inspiração para nos mantermos no caminho para o sucesso. Nas vendas, não é diferente! Profissionais de vendas, mesmo os mais experientes, precisam estar sempre motivados de modo a manter sua produtividade em alta. Então saiba como motivar uma equipe de vendas e alcançar melhores resultados.

O segredo para motivar os profissionais de vendas está, principalmente, em descobrir as ferramentas necessárias para que cada um explore seu potencial ao máximo, além de criar um ambiente propício ao desenvolvimento e crescimento profissional e pessoal do grupo.

Neste artigo, você vai conhecer alguns segredos para motivar os vendedores e aumentar a produtividade da sua equipe. Confira!

Como Motivar uma equipe de vendas em 5 passos

1. PAGUE COMISSÕES COMPETITIVAS

Garanta que o profissional de vendas ganhe junto com a empresa a cada novo negócio que ele fecha. Para isso, estabeleça metas de vendas por produção e relacione comissões a essas metas.

De fato, uma das estratégias mais eficazes para motivar os vendedores costuma ser o incentivo financeiro. Se você paga ao seu vendedor uma comissão superior à do concorrente, você ainda mostra para o seu funcionário que, além de importante, o trabalho dele é valorizado na sua organização — uma ótima forma de reter talentos na sua empresa.

2. INCENTIVE-O A CRESCER COM O SEU NEGÓCIO

como motivar uma equipe de vendas

Mostre ao seu vendedor que ele deve ter objetivos concretos e deve traçar metas além das estabelecidas pela empresa.

É preciso ter objetivos pessoais que possam ser aliados a seus anseios profissionais. Assim, vender mais significa não apenas alcançar a meta definida pelo negócio, mas também conquistar sonhos em sua vida privada.

3. PROMOVA TREINAMENTOS PERIÓDICOS

Mantenha a equipe treinada: dessa forma, além de educar seus profissionais para que eles trabalhem cada vez melhor, você mostra que a empresa se preocupa com eles e deseja que se mantenham sempre em seu melhor nível.

Os vendedores ficarão mais seguros, eficientes e assertivos no processo de vendas.

Ofereça treinamentos regularmente e tenha certeza de que eles estão de acordo com as necessidades reais do seu empreendimento.

Para entender melhor, confira nosso post com os segredos do sucesso do Treinamento de Vendas.

4. REALIZE REUNIÕES FREQUENTES COM O TIME

Isso é importante para que você possa passar para a equipe de vendas suas metas para os próximos dias, dar feedbacks do trabalho que vem sendo desenvolvido, expor que oportunidades serão trabalhadas e quais dificuldades poderão ser enfrentadas.

Aproveite para valorizar, diante de todos, quem tem se esforçado para dar o seu melhor, e lance desafios competitivos para dinamizar a rotina.

Além disso, nesse momento, é essencial que tanto líderes quanto os demais funcionários possam falar durante a reunião, pois quando sentem que não têm nenhuma influência sobre o que acontece na empresa, os colaboradores tendem a ficar desmotivados. Ou seja: ouça-os e mostre que a opinião deles também importa.


5. PERMITA QUE CADA VENDEDOR FAÇA A SUA PRÓPRIA ROTINA

É claro que existem compromissos aos quais os vendedores não podem faltar — como os treinamentos e as reuniões de equipe —, mas no dia a dia, é importante que cada vendedor trabalhe a sua rotina.

Quando a sua empresa estabelece metas e o vendedor as atinge, normalmente, não existe diferença na ordem com que cada profissional de vendas irá organizar a sua agenda.

O acompanhamento deve sempre ser feito apenas para garantir que os objetivos finais sejam alcançados, sem tirar essa liberdade do vendedor.

Invista nos seus vendedores e veja os resultados se refletindo na qualidade dos profissionais e no faturamento da sua organização!

Conte para a gente, nos comentários, que outros segredos você tem para motivar o seu time e confira ainda nosso post com 5 dicas para o aumento de produtividade dos vendedores!

DNA DE VENDAS

A DNA de Vendas é a mais completa consultoria de vendas para aumento de produtividade de vendas e treinamentos do Brasil, com programas de formação de líderes e educação corporativa com foco em vendas.

Com experiência em mais de 35 segmentos do mercado, vem contribuindo para o aumento das vendas das maiores organizações do país, através do alinhamento da metodologia dos 4 Pilares de Produtividade de Vendas: Pessoas, Processos, Gestão e Tecnologia.

Somos especialistas em vendas e oferecemos palestras de vendas e workshops de vendas específicos para sua empresa.

Caso queira saber mais, fale com um de nossos consultores.

Comments

comments

Categories:
  Competência de Vendas, Dicas de Vendas
este artigo foi compartilhado 0 vezes
 200