Retrospectiva 2017: Os 6 melhores artigos de vendas do blog da DNA de Vendas

9 de janeiro de 2018
Nada melhor do que começar o ano com o pé direito, concorda? Foi pensando nisso que fizemos este post, para que você reveja os principais conteúdos de 2017 e possa fazer o planejamento de 2018 da sua empresa com ainda mais chances de alavancar as vendas. E aí, vamos ver quais artigos fizeram sucesso no ano que passou? Veja neste artigo:1. Os melhores filmes sobre Vendas2. Competências de um vendedor: o que são e como desenvolver3. Os 4 pilares para aumentar a Produtividade de Vendas da sua empresa4. Glossário de Vendas 5. Os melhores TED Talks de Vendas que todo líder precisa assistir6. Planilhas de Vendas: a inimiga do seu time de vendasPronto para um 2018 de sucesso? 1. Os melhores filmes sobre Vendas Este post foi um grande sucesso, especialmente porque ele mostra que o aprendizado pode acontecer de forma leve e descontraída. Fizemos uma lista com os 9 melhores filmes sobre vendas (o terceiro é imperdível), para que todos os profissionais de vendas possam aumentar seu conhecimento e aprender novas técnicas no conforto de seu lar. Afinal, para uma vida corrida e cheia de altos e baixos, é sempre bom encontrar maneiras de aprender e se divertir ao mesmo tempo. Não deixe de conferir: Os 9 melhores filmes de vendas [Imperdíveis]! 2. Competências de um vendedor: o que são e como desenvolver Este artigo foi um sucesso por uma simples razão: através dele mostramos que ‘‘vender’’ não é apenas um dom, qualquer pessoa pode desenvolver competências para se tornar um vendedor de sucesso. É isso mesmo que você leu! Vendas é uma ciência, é isso que acreditamos. E como toda ciência, suas competências podem ser desenvolvidas e aprimoradas. Essas competências são conjuntos de conhecimentos, habilidades e atitudes que o profissional aprende para desenvolver suas funções. Por isso, caso ainda não tenha visto o artigo, não perca a oportunidade de saber quais são todas as competências necessárias em vendas e como você pode se tornar um vendedor excepcional. 3. Os 4 pilares para aumentar a Produtividade de Vendas da sua empresa Acredite se quiser, mas neste artigo se encontra o pote de ouro da DNA de Vendas. Sim, disponibilizamos nossa receita de sucesso para que sua empresa também entenda qual a metodologia que está por trás de todo programa de excelência em vendas. Pensa comigo, você já refletiu o que você poderia fazer para vender o dobro do que você vende atualmente? A maioria das empresas costumam perder o mesmo volume de vendas daquilo que ganham. Não acredita nisso? Então tente responder: qual o volume de vendas do seu melhor vendedor e qual a média do restante? A distorção é muito grande? Isso acontece devido a produtividade de vendas do seu time. E para ajustá-la, você precisa conhecer e entender como alinhar os quatro pilares dela na sua empresa. Confira agora mesmo: Os 4 pilares para melhorar a produtividade de vendas da sua empresa 4. Glossário de Vendas Com tanta coisa nova acontecendo no mercado, os termos se atualizam

Como ser um bom gestor de vendas? 6 características fundamentais

19 de dezembro de 2017
Em um mercado dinâmico, que a cada momento exige novas competências, é essencial a busca por aprimoramento e desenvolvimento profissional.  Nesse processo, como ser um bom gestor de vendas? Eu sei que não é nenhuma novidade a importância de uma liderança para uma equipe atuar de forma equilibrada e coesa. Especialmente em um time de vendas, que lida com pressão, instabilidade e desafios diários para alcançar as metas definidas. É papel do líder levar o time aos objetivos. Mas como ser eficiente no comando de uma equipe de vendas? Veja neste artigo:Como ser um bom gestor de Vendas?6 Características de um bom gestor de vendas Como ser um bom gestor de Vendas? É na pessoa que lidera que os profissionais procuram caminhos e formas para melhorar seu trabalho e seus resultados. Por isso, as características e atitudes do bom gestor de vendas são essenciais para uma equipe de vendas produzir mais e melhor. Um bom gerente de vendas tem a responsabilidade de receber as demandas da direção da empresa e avaliar qual a melhor forma de aplicá-las, de acordo com a estrutura, os profissionais e as metas. Para isso, ele precisa saber lidar com uma equipe que tem profissionais de perfis diferentes. E deve fazer isso de forma que todos busquem e olhem para os mesmos objetivos: vender e entregar resultados para a empresa. Para obter êxito, ele deve ir além da simples aptidão de vendas, precisa ter atitudes indispensáveis a um bom gestor de vendas. Confira, a seguir, de que é feito um gerente que entrega resultados. 6 Características de um bom gestor de vendas 1. Organização Não adianta ter ótimos resultados se eles forem alcançados com erros, prazos descumpridos e descontentamento do cliente e da equipe. O gerente deve ter em mente que a organização é fundamental para que seu time tenha confiança em seu trabalho e possa focar os resultados. Delegar e distribuir tarefas, deixar claro seu método de trabalho e determinar prazos e metas a cada ciclo, deixam a equipe consciente do que deve ser feito, sem desgastes e sem perda de energia com retrabalhos. Além disso, ajuda a criar um padrão organizacional que será seguido independente dos procedimentos individuais, ocasionando mais estabilidade e previsibilidade à área. Aliás, definir processos de vendas é fundamental para a organização de toda a operação. 2. Controle Conhecer os volumes de trabalho da equipe em cada fase da venda, desde a prospecção até o estágio no qual estão as principais negociações, o forecast de cada vendedor, tudo isso é importante para a gestão do time. Assim como entender se as ações de marketing estão gerando resultados, através da qualidade dos leads. Por isso, o líder deve acompanhar diariamente o pipeline de vendas da sua equipe, o que possibilitará avaliar os resultados com mais subsídios, inclusive se for necessário uma correção de rota, que pode ser feita com a equipe de vendas ou com a de marketing. Para que esse controle seja feito com eficácia um bom gestor precisa contar com

O que é Inside Sales e como aumentar sua produtividade de vendas

17 de novembro de 2017
Você já pensou quanto tempo seus vendedores gastam encontrando com clientes? E os custos de gasolina, estacionamento e alimentação? Pois é! Isso pode custar caro! Quer saber como diminuir esses gastos? Então confira neste post o que é a estratégia Inside Sales e saiba se ela pode ser aplicada na sua empresa. Em quantas oportunidades de vendas você viu sua equipe investindo tempo e dinheiro, mas mesmo assim não obteve sucesso? Um dia foi o vendedor que ficou preso no trânsito e chegou atrasado. No outro, o cliente teve um compromisso de última hora. Em outro, o cliente nem sabia do que se tratava seu produto. Se fôssemos continuar, a lista não terminaria, não é mesmo? Se você já viveu situações semelhantes com sua equipe, então você precisa continuar lendo este artigo para saber como diminuir os custos de vendas da sua empresa. Vamos lá? Veja neste artigo:O QUE É INSIDE SALES?INSIDE SALES NÃO É TELEMARKETINGPRINCIPAIS VANTAGENS DO INSIDE SALES7 PASSOS DE COMO IMPLANTAR NA SUA EMPRESAAUMENTE SUA PRODUTIVIDADE DE VENDAS!DNA de Vendas O QUE É INSIDE SALES? A técnica de Inside Sales também é conhecida como venda virtual ou remota, ou seja, aquela na qual as partes não mantêm contato físico. O termo vem do inglês inside (interno) e sales (vendas). Elas ocorrem de dentro da empresa, através do telefone, email, Whatsapp, Skype e outras formas de comunicação a distância. Confuso? Calma que você vai compreender! Veja o exemplo de uma empresa SaaS (software as service): O produto que ela vende é um CRM de Vendas e tem clientes espalhados por todo Brasil. Mas como você acha que ela fecha essas vendas? Obviamente ela não tem vendedores de porta em porta oferecendo o sistema. Por dois motivos: Muitas empresas nem sabem o que é um CRM de Vendas, então os vendedores iriam perder muito tempo tentando convencê-las sobre as funcionalidades e benefícios do produto; Seria um gasto gigantesco ter vendedores viajando por todo o país. Em resumo: iriam gastar mais do que vender. Qual foi a solução encontrada? Exatamente a que você está imaginando: as vendas por meio da estratégia Inside Sales. Através da internet e do telefone, conversam com os clientes por meio de calls, emails e videoconferências. O que ganham com isso? Não têm custos de deslocamento e os vendedores não perdem tempo com atividades paralelas à venda. Ou seja, aumentaram consideravelmente a produtividade de vendas. Um bom vendedor, bem-preparado, sem gastar tempo com deslocamento pode atender muito mais clientes e vender muito mais. Interessante, não é? Essas vendas internas permitem aos vendedores trabalharem em uma situação mais confortável, planejando antecipadamente os contatos com os leads, entendendo melhor as necessidades deles e demonstrando os benefícios dos produtos (ou serviços) ofertados, com mais chances de fechamento das vendas. E isso também é bom para os clientes, pois eles não ficam expostos a uma abordagem incisiva, já que são eles que demonstram se estão propensos a comprar. Mas é importante que você não confunda o Inside Sales com todos

Consultoria Empresarial ou Consultoria de Vendas: qual devo contratar?

15 de novembro de 2017
Se você está em dúvida se contrata uma consultoria empresarial ou uma consultoria de vendas, este post é para você. E para quem achava que elas eram a mesma coisa, este artigo ajudará você a não fazer o investimento errado. Infelizmente muitas empresas contratam uma consultoria empresarial, quando na verdade deveriam contratar uma consultoria de vendas, ou consultorias especializadas em determinadas áreas: recursos humanos, jurídica, tributária entre tantas outras. Com isso não conseguem alcançar os resultados esperados e acham que o investimento não valeu a pena. Resolvemos explicar qual a diferença entre as duas. Assim ficará mais fácil decidir qual será mais eficiente para as dores e necessidades da sua empresa. Antes de tudo, vamos entender qual o papel de uma consultoria, seja ela empresarial ou de vendas. Veja neste artigo:O que uma Consultoria faz?O que uma Consultoria Empresarial faz?O que uma Consultoria de Vendas faz?Diferenças entre Consultoria Empresarial e Consultoria de Vendas: qual contratar?Já sabe que tipo de consultoria é mais eficiente para seu negócio?DNA de Vendas O que uma Consultoria faz? Uma consultoria é um serviço realizado por profissionais – com competência sobre a área em questão – para auxiliar a empresa a identificar suas necessidades e as formas de resolvê-las. Nas organizações, as consultorias exercem uma função imparcial e geralmente são contratadas por quatro motivos: A empresa não sabe identificar seu problema; Sabe identificar o problema, mas não sabe como resolver; Não tem como deslocar alguém da própria empresa para solucionar; Necessita tomar medidas impopulares, mas não possui a força política ou precisa de uma visão externa para implantá-las Obviamente esses quatro motivos se subdividem em uma série de outras questões, mas, basicamente, são eles que guiam a tomada de decisão na contratação de uma consultoria. Muitas vezes a empresa não consegue identificar sequer o seu problema, só sabe que não está conseguindo vender, por exemplo. Outras vezes, ela sabe do problema (ou acha que sabe!) e não sabe como solucioná-lo. Há casos ainda que tudo isso é conhecido, mas para resolver a demanda, seria necessário deslocar alguém full time para a operação. Só que em muitas situações de alta complexidade, gerentes e coordenadores não possuem a habilidade e autonomia para resolver as questões, sendo necessário a atuação de membros do alto escalão das empresas. O que, muitas vezes, torna inviável a execução de projetos de consultoria feitos “em casa”. Afinal, diretores, CEOs e presidentes possuem muitas demandas e não podem se dedicar apenas a projetos paralelos.  . Dessa forma, seria melhor contratar uma consultoria, que estaria focada 100% naquele projeto, com um investimento muito menor. Sem contar que uma das características da consultoria é justamente sua neutralidade. Isso é extremamente importante. Pois em muitas empresas há uma briga de egos enorme, que eles até sabem onde precisam mexer para resolver o problema, mas isso afetaria – politicamente – outras áreas. Contratando alguém neutro, imparcial e competente, a receptividade por parte de toda a empresa se torna maior. A necessidade do 18º Camelo Você já ouviu a

Como escolher a melhor palestra de vendas para seu Evento Corporativo

14 de novembro de 2017
O mercado de palestras corporativas aumentou muito. A demanda é crescente e cada vez mais empresas buscam por profissionais capazes de gerar impacto em sua equipe. Para efeitos ainda mais assertivos, procuram por palestrantes que foquem em temas específicos. Pensando nisso, criamos este artigo para que você saiba como escolher a palestra de vendas ideal para seu evento corporativo. Vamos lá? Tudo começa com um porquê! Veja neste artigo:Por que contratar uma Palestra de Vendas?Para que servem as Palestras sobre Vendas?Qual a diferença entre Palestras, Workshops e Educação Contínua de Vendas?Como escolher um Palestrante de Vendas para seu evento corporativo?Nós podemos te ajudar! Por que contratar uma Palestra de Vendas? Porque um palestrante de vendas vai conseguir transmitir, em cerca de 1 hora, algo que talvez o gestor não consiga em uma semana ou mês inteiro de instrução. Não por incompetência dos gestores. Mas porque o ambiente de uma palestra é mais favorável para transmitir sensações mais intensas, que geram impacto no comportamento. Na palestra não há cobranças, não há rotina burocrática de trabalho. As pessoas estão lá como um momento de aprendizado sem compromisso de resultados. Além disso o palestrante traz exemplos de diversas outras empresas e profissionais. Bons palestrantes de vendas conseguem envolver aquele público de maneira que eles saiam do espaço com vontade de crescer, aprender e fazer mais por ele e pela própria empresa. As palestras de vendas são extremamente importantes, não apenas para os vendedores da empresa, mas para os outros colaboradores também, especialmente os profissionais de marketing. Isso porque a área de vendas não é um campo isolado e distante da empresa. Ao contrário, ela é a ponta da lança e precisa que todas as outras áreas façam seu trabalho bem feito para que ela funcione bem. Quer ver um exemplo? Nossa CEO de vendas, Lúcia Haracemiv, deu uma palestra sobre métricas de vendas no maior evento de Marketing da América Latina (RD Summit) e foi um sucesso. Porque aqueles profissionais perceberam a importância do seu trabalho no sucesso das vendas da empresa. Se quiser assistir a palestra completa é só clicar na imagem abaixo. É a área de vendas que coloca dinheiro para dentro da empresa. Se ela não funciona, a empresa quebra. E todas as pessoas precisam ter consciência disso. Inclusive sobre o impacto que o seu trabalho ocasiona nos resultados finais das vendas. Infelizmente esse é um erro comum das empresas. Elas acham que os problemas de vendas se restringem aos profissionais e atividades dessa área. Mas estão enganados. Muitos deles são ocasionados por gaps de funcionamento de outros campos da operação. Por exemplo, como esperar vender mais se o vendedor passa boa parte do tempo resolvendo questões de logística e pós-venda? Ou então, como esperar que as vendas aumentem se a maioria dos leads que o marketing entrega são desqualificados? Além disso, será que seu time de marketing acompanha o lead durante o processo de vendas, analisando o funil de vendas até o final alinhado em estratégias de relacionamento? Esses

RD Summit 2017, se você foi [ou deixou de ir], leia!

24 de outubro de 2017
Há dois anos escrevi um artigo sobre o RD Summit 2015, impactada pelo nível do evento, conteúdos abordados e público envolvido. Era perceptível que uma disrupção estava acontecendo na Ciência da Venda. O artigo pode ser resumido em 3 pontos: 1- Apesar das disrupções serem menos perceptíveis nas Ciências Sociais [e marketing e vendas são Ciências Sociais Aplicadas] do que nas Ciências Exatas, seu efeito tem enorme impacto econômico e social. 2- O Conceito e a prática de vendas está mudando.  A velha prospecção está, gradualmente, sendo substituída pela atração, a oferta pela relação e a repetição massificada pela educação. Um novo paradigma em que todos estão aprendendo de forma colaborativa, experimental e científica [mas fora da Academia]. 3- Na vanguarda do movimento estavam jovens empreendedores, na sua maioria, ligados a negócios na área de tecnologia – SaaS. E que os principais players das áreas de comunicação, vendas e negócios tradicionais, não estavam presentes… Veja neste artigo:Em 2017 o cenário começa a mudar!Time da RD, parabéns!!!DNA de Vendas Em 2017 o cenário começa a mudar! Depois de 3 dias de imersão no maior evento de Marketing Digital e Vendas da América Latina, com mais de 8 mil participantes, palestrando na plenária para pouco mais de 5 mil pessoas e em seguida conversando com centenas delas no nosso Stand, percebi que o público já tem outro perfil. Os jovens empreendedores de SaaS e uma turma inteligente da área de marketing ainda têm forte presença, entretanto, arrisco dizer que perto de 30% do público [não tenho esse dado exato, foi minha percepção no stand] era composto por empresários e executivos de médias e grandes empresas de norte a sul do país. Perceber que este público está interessado em conhecer de perto os conceitos e ferramentas que estão mudando a forma de fazer marketing e vender me entusiasmou muito por duas razões: 1º Os empresários, CEO’s e executivos estão entendendo que marketing Digital é um assunto Estratégico para Vendas. Até ano passado as empresas enviavam gerentes e analistas para o evento, os quais se esforçam para conseguir convencer os demais decisores para priorizar investimentos em marketing digital [e em tecnologia] em empresas com mindset no mercado físico. Esse ano muitos gerentes e analistas passavam no stand para entender nosso serviço e diziam: vou trazer o meu diretor ou o meu CEO para conhecer, ele está assistindo uma palestra agora… E traziam mesmo! Varejistas, proprietários de grandes indústrias, donos de incorporadoras, de faculdades, de franquias, empresas de transportes, empresários de agronegócios… e tecnologia também! Atendemos quase 400 clientes em um stand de 2 metros quadrados, 4 pessoas, em 3 dias [não deu tempo de almoçar, acreditem]. 180% da meta do evento batida! 2º Com a compreensão da lógica do marketing digital e da Ciência da Venda Inbound pelos empreendedores e decisores de empresas tradicionais, fica mais fácil a comunicação. Até pouco tempo falar com eles sobre automação de marketing e vendas, leads, inbound, CTA, Landing Page, SLA, MQL, CRM exigia explicações detalhadas, fizemos até um glossário para ajudar… Time da RD, parabéns!!! Vocês se

24 Palestras imperdíveis no RD Summit 2017 [para aumentar as vendas]

9 de outubro de 2017
O RD Summit, o maior evento de marketing e vendas da América Latina, está chegando e já tem a grade completa de palestras. Para que você não perca nada, resolvemos te ajudar e separamos aquelas que são imperdíveis em relação à estratégia de vendas do seu negócio. Vamos conferir? Como você sabe, o evento acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de outubro, na querida Floripa. Para facilitar, separamos as palestras de acordo com os dias e horários, para que você consiga acompanhar todas elas. Veja neste artigo:DIA 1 – 18 de outubro de 2017 (quarta-feira)DIA 2 – 19 de outubro de 2017 – (Quinta-feira)DIA 3 – 20 de outubro (sexta-feira)DNA de Vendas DIA 1 – 18 de outubro de 2017 (quarta-feira) 09h – Abertura com Marcio Ballas A abertura do evento será feita por Marcio Ballas, com muito bom-humor, a expectativa é que o RD Summit comece com muita energia e entusiasmo, tornando-se inesquecível para os participantes. 09h15 – Jacco Vanderkooij Jacco VanderKooij é um dos maiores especialistas do mundo em vendas para SaaS. Sua palestra acontecerá na Plenária e promete muitos insights para a área de vendas, não perca! Terá tradução simultânea 09h55 – Ann Handley Ann Handley é um grande nome do Marketing de Conteúdo, autora de dois livros importantes: “Everybody Writes” e também de “Regras de Conteúdo”, já publicado em português no Brasil. Para as empresas que praticam – ou pretendem adotar – o Inbound, essa palestra é essencial. Terá tradução simultânea 11h35 – Inbound Marketing é para o meu negócio? (Mahara Scholz) Mahara é Customer Success Advisor da Resultados Digitais, empresa que, além de promover o evento, é referência em Inbound Marketing no Brasil. Essa palestra é muito importante para compreender o Inbound Marketing e como ele impactará em sua empresa. O Inbound é uma grande tendência do marketing digital, mas não é para todos os negócios. Será que serve para o seu? 12h30 – Não duvide de Social Selling: ele vai te surpreender (Fernanda Nascimento ) Muito se questiona sobre os efeitos do social selling para gerar vendas nas empresas. É uma forma de utilizar as redes sociais para criar e manter relacionamentos com o público, convertendo esses contatos em vendas. Fernanda Nascimento leva às empresas de diversos segmentos B2B as técnicas de aplicação do social selling (vendas sociais). Essa técnica pode te surpreender! 13h25 – CEO Insights: as lições dos CEOs de empresas em alto crescimento Nada como aprender com a experiência de outros profissionais, não é verdade? Especialmente quando esses profissionais são de altíssimo nível. Vale a pena conferir os insights dos CEOs de outras empresas, especialmente por apresentarem crescimento diante do contexto do mercado atual. 14h30 – Renan Dal Zotto – Seleção Brasileira de Vôlei Masculino A seleção brasileira de vôlei, sem sombras de dúvidas, pode ser considerada um time de alta performance, um verdadeiro ‘‘dream time’’. O atual técnico dessa seleção tem uma carreira brilhante no esporte como atleta, técnico e dirigente. Sua palestra costuma passar como seu aprendizado dentro

Saiba como estabelecer indicadores de vendas eficazes [KPIs de Vendas]

6 de outubro de 2017
Quando você pensa em indicadores de vendas, ou KPIs de vendas, você pensa em medidas, certo? E por que precisamos de uma medida? Para comparar resultados, com a finalidade de melhorar o desempenho da operação. Se você quer saber o que são os indicadores de vendas, por que são tão importantes e quais deles servem para seu negócio, então não deixe de acompanhar este artigo. Veja neste artigo:Como melhorar sua Produtividade olhando os KPIs de Vendas CertosO que São Indicadores de Vendas?Mas por que os Indicadores são tão importantes?Como Olhar para as Métricas de Vendas CertasAlguns KPIs de Vendas para você acompanharPronto para estabelecer os Indicadores de Desempenho de Vendas no seu negócio?DNA de Vendas Como melhorar sua Produtividade olhando os KPIs de Vendas Certos Você já ouviu falar da experiência de Hawthorne? Um dos primeiros experimentos da administração como ciência foi feita em uma companhia elétrica localizada em Hawthorne, na cidade de Chicago, Estados Unidos. O objetivo do estudo era compreender fatores que impactavam o aumento da produtividade da empresa.   A finalidade da pesquisa era testar se o aumento da intensidade da luz aumentava a produtividade das mulheres que trabalhavam na fábrica. Assim, passaram a observar essa medida no trabalho delas. Para isso, um observador ficou dentro da sala e começou a contar a produtividade diária delas. Foi constatado que a partir do momento que ele aumentava a intensidade da luz a produção aumentava. O que ele concluiu? Se você respondeu que a intensidade da iluminação impactava a produtividade… Você errou! Ele ainda não tinha concluído nada. Sabe por quê? Porque quando você trabalha com indicadores você não pode tirar conclusões precipitadas. Precisa antes, eliminar hipóteses alternativas, ou seja, outros fatores que expliquem a mudança no indicador. O problema da maioria das empresas é que elas mexem em 3, 4, 5 aspectos do processo de vendas simultaneamente e querem entender o que levou ao novo resultado, que pode ser positivo ou negativo. Os gestores fazem isso, seja em um treinamento para equipe de vendas, seja uma estratégia nova de Inbound Sales, com compellings, etc. Conclusão, não sabem o impacto que cada ação teve no resultado, portanto, não aprendem.   Veja também: Competências de Vendas: o que são e como desenvolver Quando você mexe com métricas de vendas, assim como é na ciência, você tem que fazer experimentos e controlar cada variável para ter certeza que o resultado vem daquilo que você vai alterar. Concluindo a história de Hawthorne… O experimento continuou e quanto mais o observador aumentava a eletricidade, mas a produtividade crescia. Mas ao invés de finalizar o estudo com essa conclusão, o pesquisador quis tirar a prova real e reduziu a intensidade da luz. E mesmo assim a produção não parou de crescer. O que significava que não era a intensidade da iluminação que estava influenciando na produtividade. Existia um outro fator que alterava a métrica: a presença de um observador fazendo a contagem dos números. Essa história nos ensina 2 pontos principais: Devemos focar no indicador

Convenção de vendas: como contratar um bom palestrante de vendas?

2 de outubro de 2017
Deseja que sua Convenção de Vendas seja um sucesso e gere impactos profundos em sua equipe? Além disso, você quer que todo esse investimento traga resultados? Então você precisa saber como contratar um bom palestrante de vendas. Isso mesmo! Você pode organizar uma Convenção de Vendas incrível, no melhor espaço, com as melhores atividades de lazer/interação e com o melhor cardápio para os coffees, almoços e jantares. Mas se seu palestrante de vendas não for bom, todo esforço posto no evento gerará efeitos invisíveis. Sim! Seus colaboradores também precisam e merecem momentos de descontração. Mas há como aproveitar ainda mais o potencial da Convenção. Quer saber como? Dá uma olhadinha neste artigo! Veja neste artigo:Para que serve uma Convenção de Vendas?Quais são os objetivos estratégicos de uma Convenção de Vendas?A importância de contratar um Palestrante Vendas para sua ConvençãoQuer saber como contratar um Palestrante de Vendas?Nós podemos te ajudar! Para que serve uma Convenção de Vendas? Essa pergunta é retórica. Eu sei que você sabe a resposta. Mas ela foi feita para que a gente reflita sobre alguns aspectos, pois ainda que óbvios, precisam ser analisados. Um dos principais objetivos de uma Convenção de Vendas é analisar os resultados obtidos no período anterior, planejar o novo período e engajar o time na realização das estratégias para a superação das metas. Suas finalidades paralelas podem ser diversas, entre elas, motivar e integrar a equipe. Por isso, muitas vezes são consideradas como momentos de descontração e lazer, um verdadeiro ‘‘happy hour’’ empresarial. Isso é muito efetivo para a relação entre a empresa e colaboradores. Os participantes se sentem mobilizados e muitas vezes passam a enxergar a empresa com um olhar mais humanizado. É uma forma de mostrar união e fazer com que todos os profissionais ali sintam orgulho em fazer parte daquela organização e não há nada mais motivador que isso! Mas esses não são os únicos objetivos de um evento desse porte. Quais são os objetivos estratégicos de uma Convenção de Vendas? A parte motivacional é extremamente importante em uma Convenção de Vendas, mas ela existe para que as verdadeiras intenções da empresa sejam passadas de maneira mais dinâmica e receptiva. Boa parte das Convenções buscam dar aos participantes um feedback (geral) dos resultados obtidos pela empresa e sobre quais serão os próximos passos estratégicos. Assim, buscam orientar o time de vendas sobre as tendências e sobre os caminhos a serem seguidos dali em diante, inclusive sobre as metas de vendas dos próximos períodos. Esse é um dos objetivos específicos de uma Convenção: fazer um alinhamento estratégico para adequar as ações dos profissionais envolvidos. Geralmente ela é realizada em ambientes mais agradáveis para que o conteúdo seja assimilado de forma mais leve e descontraída. Exatamente para não gerar nos participantes uma sensação de rotina empresarial. Assim, as principais Vantagens de uma Convenção de Vendas são: Integrar e motivar a equipe de vendas; Fazer um alinhamento estratégico com a força de vendas; Preparar e treinar os colaboradores para alguma ação específica da

Como alcançar a Alta Performance em Vendas

25 de setembro de 2017
Qual empresa não deseja ter um time de alta performance em vendas, não é verdade? O problema é que muitas não sabem como fazer isso. E assim, acabam direcionando esforços em situações pouco eficientes e improdutivas. Mas afinal, Veja neste artigo:O que é Alta Performance em Vendas?Um vendedor de alta performance prejudica uma equipe média?Como formar um time de alta performance em vendas?O que são Planilhas de Coaching entre líder/liderado?É possível montar um ‘dream team’ de vendas?O que leva à Alta Performance é o treino diárioPreparado para alcançar Alta Performance em Vendas?DNA de Vendas O que é Alta Performance em Vendas? Alta Performance em vendas é quando se tem um time que apresenta resultados constantes e performa regularmente, especialmente na entrega das metas. Vamos ver cada uma dessas características e saber como sua empresa pode alcançar a alta performance? Time que apresenta resultados constantes Isso mesmo! Um dos segredos da alta performance está na entrega constante de metas de vendas. Significa que o time de vendas não pode trabalhar como efeito serrote, ou seja, em um mês vende muito e no outro mês vende pouco, sem qualquer previsibilidade de desempenho. A equipe de alta performance apresenta constância e equilíbrio nos seus números, aliás, não só a equipe, mas os vendedores individualmente também. Obviamente existem altos e baixos em vendas que, muitas vezes, independem de esforços internos. Mas esses altos e baixos não podem ser frequentes e imprevisíveis. Para ser um time de alta performance em vendas é necessário que as diferenças de resultados não sejam tão extremas. Eles não podem ficar dependentes de 2 ou 3 pontas para o alcance de metas. Por isso, o líder tem que ter um time coeso, com resultados equilibrados. Equipe que performa regularmente O que seria performar regularmente? É quando o time não tem a síndrome da última semana do mês para bater metas. Para atingir a alta performance em vendas, não se pode deixar 60% dos negócios para a última semana, pois isso gera impactos em todas as operações da empresa, seja na logística, área de contratos, financeira, compras, etc. Por isso um time de alta performance em vendas precisa performar o tempo inteiro, com resultados equilibrados e sem pontas tão destoantes, apresentando coesão ao longo de todo o mês. Aliás, deve-se tomar muito cuidado com os outliers ao analisar as médias de vendas. Porque os números desses vendedores ‘‘fora da curva’’ não correspondem à realidade do time inteiro. Sem contar que quando a empresa fica dependente deles, ela corre o risco de perdê-los a qualquer momento e ver seus resultados caindo de uma hora para outra. Mas calma, vamos ver isso melhor! Um vendedor de alta performance prejudica uma equipe média? Não! O que foi dito acima é que o gestor deve ter cuidado ao analisar os indicadores com base nos resultados dos vendedores de ponta, para que saiba analisar esse fenômeno de maneira distinta do restante da equipe. Mas esse vendedor não prejudica a equipe, ao contrário! Ele puxa todo mundo para

Consultoria de Vendas – Tudo que você precisa saber

22 de setembro de 2017
Por que contratar uma consultoria de vendas? Essa é a pergunta-chave para quem procura melhorar os resultados da sua empresa. Se você não souber por que uma consultoria de vendas pode ser importante para o seu negócio, você correrá o risco de investir em soluções que não dão resultados. Vamos entender melhor! Veja neste artigo:Por que uma empresa precisa contratar uma consultoria de vendas?O que é uma Consultoria de Vendas?Como uma Consultoria em Vendas pode te ajudar a vender mais?Qual o papel do consultor como agente transformador da empresa?O que uma Consultoria de Vendas precisa ser?Qual a diferença entre Consultoria Empresarial e Consultoria de Vendas?O que significa fazer um Diagnóstico Sistêmico?Vale a pena contratar uma consultoria de vendas?Quando contratar uma Consultoria de Vendas?Como escolher uma Consultoria de Vendas em 4 PassosComo a Consultoria da DNA de Vendas atua?Pronto para melhorar as vendas de sua empresa?Nós podemos te ajudar Por que uma empresa precisa contratar uma consultoria de vendas? Contrata-se uma consultoria de vendas quando você precisa de um olhar especializado sobre a sua operação comercial, que ofereça um diagnóstico sistêmico e baseado em uma metodologia eficiente de aplicação em todos os pilares que interferem nas vendas de seu negócio. Se você olha para seu mercado, olha para seu segmento e percebe que poderia produzir e vender mais, mas não consegue, então é sinal que há um gap no seu processo de vendas. Por isso o papel da consultoria é tão importante, pois uma coisa é você tatear ou tentar adivinhar onde estão os seus problemas. –  Ah! Os vendedores não têm capacidade. – A equipe de produtos está errando no desenvolvimento ou na compra. – O preço está baixo… Você pode ter uma série de opiniões, mas um especialista consegue ir direto ao ponto. Uma boa consultoria tem uma metodologia de diagnóstico que levanta os principais pontos para localizar com precisão a causa raiz da perda de produtividade. Isso porque ele já viu dezenas de situações semelhantes a sua em outras empresas e segmentos e tem o olho treinado para fazer um diagnóstico preciso. Ele bate o olho e enxerga. Então, para sermos mais exatos: O que é uma Consultoria de Vendas? Uma Consultoria de Vendas é uma empresa especialista em vendas, ou seja, ela tem uma visão mais específica e precisa sobre a operação de vendas de uma empresa. Assim, consegue ser assertiva quantos aos gaps que impedem a produtividade de vendas do negócio e de como consertá-los. Ela está para a organização assim como o médico está para o ser humano. Tem um olhar clínico especializado sobre aquilo. Você, enquanto empresa, fala onde estão seus pontos de dor, e a consultoria especializada – e experiente – consegue relacionar os sintomas com as causas e com o tratamento eficaz. Especialmente por relacionarem o que foi relatado pelo cliente com os KPIs (Indicadores de Vendas) certos. – Minhas vendas estão ruins. – Como está sua atração? O que você faz para atrair seus leads? – Ah! Não faço quase nada.

O que aprendemos no RD On The Road – o maior evento itinerante de marketing e vendas do Brasil

21 de setembro de 2017
Você já ouviu falar do RD On The Road? O OTR é um evento itinerante de marketing e vendas produzido pela maior Scale-up de marketing digital do país: a Resultados Digitais. Em 2017 ele percorreu 11 cidades do país, com os maiores profissionais da área, ensinando e educando os participantes sobre esse poderoso universo de possibilidades que o marketing digital oferece para as empresas. Isso mesmo! E nós, da DNA de Vendas, estivemos nas 11 praças, como expositores e também com a participação da nossa CEO de Vendas – Lúcia Haracemiv – como uma das principais palestrantes de vendas do evento. Com um saldo positivo de experiências e aprendizados na conta, resolvemos compartilhar um pouquinho do que aprendemos por lá com vocês. Vamos lá? Veja neste artigo:Qual a importância do RD On The Road para as empresas?2 lições de Marketing que a RD ensinou fazendo o Oh The Road2 Dicas de Peçanha (Rock Content) sobre Marketing de Conteúdo [exclusivas para a DNA de Vendas]Você faz marketing para que sua empresa possa vender mais!RD Summit – Desconto ExclusivoDNA de Vendas Qual a importância do RD On The Road para as empresas? O mercado do marketing digital é relativamente novo e impactante. Assim como todo o universo tecnológico, ele representa aquilo que os maiores pesquisadores da área afirmam: a cultura digital transforma vidas, por compartilhar e propagar conhecimento. Quando falamos em marketing digital isso se intensifica, pois se você parar para pensar, os maiores educadores sobre o tema não estão nas salas de aula habituais, estão na internet. Os assuntos podem ser achados no maior buscador de pesquisas do mundo, com apenas poucos cliques. Isso é extremamente relevante! A forma de ensinar e de aprender está mudando completamente. Nossa CEO costuma dizer que as novas estratégias de marketing no mundo digital estão se tornando a maior metodologia de educação dos últimos tempos. É revolucionário! Mas aí você se questiona, já que o marketing digital está na internet, com tanto poder de alcance, qual a razão desse evento? Se tudo está disponível aqui, no Google?! Como profissional de marketing eu te respondo: Nenhuma estratégia se solidifica sozinha! Então, logo de cara aprendemos duas lições com uma das maiores empresas de marketing digital do país: quanto mais próximo dos seus clientes, melhor e; o marketing digital não veio excluir as estratégias tradicionais de marketing. 2 lições de Marketing que a RD ensinou fazendo o Oh The Road 1. O Marketing Digital não exclui estratégias do Marketing tradicional Qual é um dos princípios básicos do marketing digital, especialmente na estratégia de Inbound Marketing? Educar para vender. A ideia é educar o mercado, produzindo o melhor conteúdo possível, esclarecendo as dúvidas dos clientes, para que eles compreendam as necessidades que possuem e possam comprar o melhor serviço/produto que resolva sua dor. Se sua empresa faz isso, ela tem grandes chances de gerar credibilidade e confiança. Em torno disso existem várias estratégias de atração e conversão do público. Mas o que preciso que você se atenha é