Teste

Home  /  Dicas de Vendas  /  Whatsapp Business: como usar para vender mais?

Whatsapp Business: como usar para vender mais?

por Rogério Silva 3 meses atrás
como usar o whatsapp business para vender mais

No último dia 25/01/2018 foi lançado o WhatsApp Business no Brasil, aplicativo gratuito criado para micro e pequenas empresas. A questão agora é: como usá-lo para vender mais?



Criado para facilitar a interação com clientes e potenciais clientes, o WhatsApp Business oferece recursos muito interessantes, vamos ver?

Recursos do WhatsApp Business para vender mais

Perfil da Empresa

Após a instalação você deve criar o perfil da sua empresa com informações úteis como: área de atuação, endereço, site, e-mail e horário de funcionamento.

Lembre-se que as informações precisam estar completas, você não deve criar obstáculos para que o cliente possa/e consiga entrar em contato com você.

como usar o whatsapp business para vender mais

Estatísticas / Métricas de Análise 

Nada melhor do que conseguir mensurar os resultados das nossas ações, concorda?

Uma das principais vantagens do Whatsapp Business é que temos estatísticas sobre as mensagens enviadas, mensagens entregues e mensagens lidas, estatísticas semelhantes àquelas que obtemos em uma campanha de e-mail marketing.

Quer ver um exemplo?

como usar whatsapp business para vender mais

como usar o whatsapp business para vender mais

Separe o WhatsApp do WhatsApp Business

Para fazer bom uso dessa funcionalidade sugerimos separar o telefone pessoal do comercial.

Aliás, esse é um dos benefícios do WhatsApp Business, pois ele pode ser instalado juntamente com o WhatsApp tradicional, no mesmo dispositivo, porém vinculados a números de telefones distintos.

Assim, é possível separar a vida profissional da pessoa, sem que nenhuma das duas fiquem prejudicadas.

Por enquanto o WhatsApp Business só está disponível para o sistema operacional Android, e para instalar as duas versões no mesmo dispositivo você precisará de um aparelho dual-chip.

Mande Mensagens Rápidas e Respostas automáticas

Você pode criar mensagens padronizadas para agilizar o atendimento dos clientes. 

Lógico que isso não deve ocorrer sem nenhum critério e em qualquer circunstância, pois um dos princípios do Inbound Sales, inclusive, é proporcionar um atendimento personalizado aos clientes.

Mas é possível criar alguns padrões de mensagens para situações genéricas, como boas-vindas, ou até mesmo nas situações de indisponibilidade do atendimento em momentos específicos, como fora do horário comercial, por exemplo.

como usar o whatsapp business para vender maiscomo usar o whatsapp business para vender maiscomo usar o whatsapp business para vender mais

Defina etiquetas de acordo com o Funil de Vendas

Para nós vendedores, a grande novidade são as etiquetas, onde podemos marcar pessoas e mensagens.

A sugestão que damos é a de criar etiquetas com os nomes das etapas de seu processo de vendas, e marcar as conversas e contatos para acompanhar a evolução de cada um dos leads e clientes.

como usar o whatsapp business para vender mais

Use o WhatsApp Business para aumentar as vendas

Baixe agora o aplicativo e comece a organizar e acompanhar suas conversas de WhatsApp para ampliar suas vendas.

Para nós da DNA de Vendas, a tecnologia é um dos pilares da produtividade de vendas. Existem inúmeras ferramentas que podem ajudar a vender mais e melhor, acompanhe nosso blog de vendas e mantenha-se atualizado.

ebook ferramentas para aumentar a produtividade de vendas

3 Dicas importantes para o time de vendas

1. Estebeleça quem será o responsável pelo WhatsApp

Não adianta criar um canal se ele não puder ser bem administrado. É preciso responsabilidade, pois será um dos meios de comunicação mais efetivo para se relacionar com os leads e clientes.

Portanto, defina antecipadamente quem serão as pessoas que terão autorização para usá-lo e qual será a melhor maneira de distribuir as tarefas.

2. Esteja Disponível

Hoje um dos meios de comunicação mais rápidos e com melhores taxas de resposta é o WhatsApp, portanto, esteja disponível para responder em tempo a demanda apresentada.

Você sabia que boa parte das vendas são perdidas quando os vendedores não retornam o contato logo nos primeiros cinco minutos? Fique atento a isso!

3. Defina o objetivo do canal

Isso mesmo. Como todo canal de comunicação, ele deve ter um objetivo específico. Qual seu objetivo ao criar a conta? Servir como ouvidoria, grupo de comunicação, dicas… etc? Ou realmente para marketing e vendas? Ou quem sabe, todas as opções?

Ao definir isso, você precisa distribuir adequadamente as atividades, para que elas não se percam no decorrer do dia, pois os contatos precisam receber a devida atenção.

Sua empresa ainda não tem um processo de vendas definido?

Não se preocupe!

Preparamos para você um conteúdo completo no qual você poderá entender melhor o processo de vendas e saber como aplicá-lo em sua operação, entendendo as técnicas do funil de vendas.

Veja: O Guia Definitivo do Processo de Vendas: o que é e quais as etapas

E mesmo que você já tenha um processo, mas acha que ele não funciona como deveria ou não alcança os resultados esperados, que tal conversar com um de nossos consultores?

Conheça a DNA de Vendas For Small

A DNA de Vendas é a mais completa consultorias de vendas para aumento de produtividade e treinamento de vendas do Brasil.

Com experiência em mais de 31 segmentos do mercado, vem contribuindo para o aumento das vendas das maiores organizações do país, através do alinhamento da metodologia dos 4 Pilares de Produtividade de Vendas: Pessoas, Processos, Gestão e Tecnologia.

Com o serviço da DNA For Small, prestamos consultorias de vendas para pequenas e médias empresas, focados em estruturação do processo de vendas para aumento de produtividade.

Conheça as nossas possibilidades e fale com um dos nossos consultores.

[eBook Grátis] O Que Nunca te Ensinaram Sobre Funil de Vendas

Basta preencher o formulário


Comments

comments

Categories:
  Dicas de Vendas, Marketing, Produtividade de Vendas
este artigo foi compartilhado 0 vezes
 000
error: Content is protected !!