Teste

Home  /  Blog  /  Uso de dados para aprimorar seu processo de prospecção outbound

Uso de dados para aprimorar seu processo de prospecção outbound

por DNA de Vendas 4 meses atrás

A prospecção é a primeira etapa que ocorre entre sua empresa e o cliente. Ou seja, a primeira impressão que o lead terá de sua marca. Com isso, é essencial manter uma abordagem focada em resultado e na criação de um relacionamento saudável.

Encontrar clientes é como garimpar em uma jazida de minérios. Requer paciência, determinação e saber o lugar, ou traduzindo para a linguagem mercadológica, o nicho certo. Para isso, diversas técnicas e metodologias são utilizadas pelas empresas que desejam prospectar com mais rapidez e eficiência.

Mas, o que muitas empresas não sabem é que para se ter uma prospecção efetiva, os dados a serem trabalhados exercem um grande poder. Utilizar os dados corretos é ter uma base sólida para buscar prospects para o seu negócio.

Vantagens do outbound para o processo de vendas

Nos últimos anos, uma enxurrada de conteúdos sobre inbound marketing se espalharam pela internet. Assim, o marketing tradicional ficou em pouca visibilidade. Mas, com a busca das empresas por um melhor faturamento e expansão de mercado, o outbound está voltando com força total.

Ao contrário do que muitos pensam, o outbound nem sempre é uma prática invasiva. Em primeiro lugar, necessitamos compreender que outbound é prospectar de modo ativo, ou seja, abordar o lead via: email, cold call, social selling, entre outros meios.

O outbound possui uma comunicação mais direta com o lead e permite uma compreensão da necessidade mais rápida e resultados a curto prazo. Além disso, é de fácil mensuração.

Importância dos dados para prospecção

Imagine levar um longo tempo garimpando contatos nos sites de busca, pesquisando o telefone de empresa por empresa no Google e acabar barrando em números errados ou inválidos. Isso desmotivaria sua equipe e diminuiria as chances de um bom resultado no final do mês.

Possuir os dados corretos é o ínicio de um processo de prospecção bem definido e direcionado a resultados. Ao fazer uso desse tipo de material, você permite a sua equipe economia de tempo, aumento de produtividade e mais efetividade no processo de vendas.

Aprofundando ainda mais, ao segmentar as empresas de maneira certa, é possível usar os dados para adequar o pitch ao mercado segmentado e construir um script de abordagem mais persuasivo.

Então, ao saber da importância desta matéria-prima para prospecção, que tal saber como utilizar os dados a favor do seu negócio? Veja abaixo, algumas dicas que separamos:

Colete os dados de maneira correta

Comprar listas ou depender de listas de sindicatos e instituições pode gerar a frustração que mencionamos anteriormente. Uma plataforma de prospecção como o Prospector da Econodata pode ser a melhor opção para quem quer trabalhar com dados corretos e poder segmentar o mercado de maneira precisa.

Ofereça uma proposta de valor

O lead deve ter a ciência de que sua marca não oferece somente um produto ou serviço, mas sim a solução para a necessidade dele. Oferecer uma proposta de valor para empresa dele aumenta as chances de fechamento de negócio e enriquece o senso de utilidade de sua marca para ele.

Organize sua Equipe

Como é defendido por Aaron Ross – co-autor do livro Receita Previsível -, a especialização da equipe é fundamental para estabelecer um bom processo de prospecção. Ou seja, o pessoal de pré-venda prospecta e os closers focam no fechamento do negócio. Assim, você não usa indevidamente o tempo de ninguém e permite aos seus funcionários focarem em uma função e desempenharem essa tarefa da melhor forma possível.

Qualifique os leads

Para quem quer prospectar com mais assertividade, aplicar perguntas de qualificação para identificar potenciais clientes é quase uma obrigação. Por meio de um script seguido pela sua equipe de pré-venda é possível ver se o lead possui fit com seu negócio e filtrar os melhores leads para seu closer.

Cuide da Passagem de Bastão

Para obter um resultado favorável é essencial ter um processo de prospecção e venda bem definido. Os dados e as informações coletadas pelo pré-venda devem estar completas e serem úteis para o closer. Nesse quesito, o uso de um CRM completo pode ajudar e muito.

Enfim, uma estratégia de prospecção outbound pode ser uma ótima opção para alavancar suas vendas e usar os dados corretos é obrigatório para quem quer ter bons resultados. Se você quer implementar ou incrementar seu processo outbound, conheça como o Prospector pode ajudar sua marca a segmentar e prospectar o mercado com eficiência.

Este texto foi escrito pela Econodata.

Categories:
  Blog, Processos de vendas
este artigo foi compartilhado 0 vezes
 000
Falar com um Consultor