Home  /  Dicas de Vendas  /  Os 9 melhores filmes sobre vendas para você aprender e se divertir

Os 9 melhores filmes sobre vendas para você aprender e se divertir

por Kamila Dutra 5 meses atrás
filmes sobre vendas / Filmes motivacionais de vendas

Nem todo aprendizado precisa ser em sala de aula, concorda? Nós também! Por isso listamos os 9 melhores filmes sobre vendas que motivam e ensinam, através de situações comuns, técnicas poderosas de vendas para inspirar e capacitar seus vendedores.

Você sabia que boa parte dos conhecimentos que adquirimos são de momentos que nos dão prazer?

Além disso, as pesquisas indicam que por meio da comunicação visual a aprendizagem é mais rápida, assim como a memorização.

Por isso os filmes são ferramentas tão importantes para adquirir conhecimento.

O enredo empolgante de cada filme listado traz lições valiosas que podem ser aplicadas na área de vendas. Algumas situações vivenciadas pelos personagens conseguem ser transportadas para a realidade dos vendedores e líderes, que podem extrair informações simples e poderosas para melhorar o desempenho de suas atividades.

Por isso vale a pena assistir e debater com a equipe o que pode (ou não) ser aplicado na rotina de vendas de vocês.

Está esperando o que para conferir a lista e começar a assistir?

Ah! E mesmo que já tenha visto algum, quem sabe não seria bom assistir novamente, com um olhar mais direcionado ao que pode ser aplicado em sua empresa?

Não esqueça de preparar a pipoca!

Melhores Filmes Sobre Vendas

#1. O PRIMEIRO MILHÃO

Guiar as atividades com ética e zelo são essenciais para obter êxito, seja em que circunstância for. Alcançar resultados duradouros exige esforço e não é alcançado sem determinação e conhecimento.

O filme demonstra boas técnicas de como lidar com objeções dos clientes e a importância de ter um método que guie o vendedor até o fechamento das vendas.

#2. A PROCURA DA FELICIDADE

Talvez você já tenha assistido esse filme, mas será que prestou atenção de como o personagem principal, interpretado por Will Smith, faz uso de diversas técnicas de vendas para alcançar seus objetivos?

Durante o filme, vários altos e baixos acontecem e retrata exatamente as tensões e emoções na área de vendas.

Mesmo sendo um ótimo vendedor e mostrar grandes habilidades persuasivas, em alguns momentos falta conhecimento, especialmente sobre o mercado. Nesse momento percebemos o quanto adquirir as competências de um vendedor é importante.

Além disso, é possível perceber 3 fatores que foram cruciais para o sucesso do personagem:

melhores filmes sobre vendas

#3. O LOBO DE WALL STREET

Esse também é um filme muito conhecido e cheio de lições para um time de vendas, inclusive sobre o que não deve ser feito..

Entre os vários ensinamentos de técnicas de vendas, os principais são:

  • Ter Paixão pelo que faz!
  • Acreditar e confiar no produto que vende!
  • Ter um time vencedor junto à você!
  • Recompensar as pessoas e construir uma relação de lealdade!
  • Ter um discurso motivacional, que inspira e motiva!

#4. O SUCESSO A QUALQUER PREÇO

Em tempos de crise, esse é o filme indicado.

Com a economia em recessão, empregados assalariados da Mitch&Murray foram pressionados a aumentar as vendas, caso contrário seriam demitidos.

Para isso a empresa ofereceu três prêmios: um cadillac, um jogo de facas e a demissão.

Mesmo os vendedores veteranos encontraram dificuldades e passaram a buscar ‘‘pistas preciosas de vendas’’ para conseguirem vender e manter o emprego.

Esse filme é um importante exemplo de como traçar estratégias para sair da crise, que serve tanto para a empresa quanto para as atividades específicas dos vendedores.

#5. DE PORTA EM PORTA

Na área de vendas esse é um dos filmes mais conhecidos. E realmente, ele é uma verdadeira academia de vendedores.

Retrata uma história real de Bill Porter, que tem limitações devido uma paralisia cerebral, mas mesmo assim tenta de porta em porta uma vaga de vendedor, enfrentando rejeições e preconceitos. Com tudo isso, consagrou-se campeão de vendas na empresa que lhe contratou.

A história é emocionante e motivadora. Entre os ensinamentos, destacamos:

  • Paciência;
  • Persistência;
  • Disciplina;
  • Técnicas de relacionamento com os clientes;
  • Amor pelo que faz.


#6. O HOMEM QUE MUDOU O JOGO

 

Essa história é outra excelente alternativa para aprender lições sobre como vender mais em tempos de crise e como melhorar a produtividade de vendas da sua empresa.

Devido um corte de orçamento no time de beisebol, o técnico teve que se reinventar e buscar novas formas de alcançar os objetivos. O treinador utilizou seus conhecimentos em estatística para analisar os dados numéricos e fazer o grupo jogar melhor.

Resumidamente, o filme mostra o quanto conhecimento, estratégia e treinamento são importantes para ter bons resultados.

Demonstra ainda o quanto o otimismo e o foco foram fundamentais para que o time tivesse êxito.

#7. COACH CARTER – Um treino para a vida

Para quem gosta de filmes baseados em fatos reais, esse é uma verdadeira inspiração.

Um dono de loja de artigos esportivos foi convidado para ser técnico de basquete de sua antiga escola. De forma rígida e impositiva ele impôs uma série de normas ao time, inclusive sobre as atitudes deles fora da quadra.

Os jogadores apresentaram muita resistência e só diminuíram as barreiras quando começaram a enxergar os resultados.

Isso ocorre com muita frequência na área de vendas, quando os vendedores criam bloqueios à metodologia de um novo gestor e só os diminuem quando o retorno da operação começa a ser visto.

Muitos líderes de vendas passam por essa situação, especialmente quando são novos na empresa e precisam estruturar uma equipe que já tem seus próprios costumes.

O filme é um bom exemplo de como uma boa liderança consegue influenciar e motivar os liderados, criando disciplina para alcançar os objetivos.

#8. DUELO DE TITÃS

Também baseado em fatos reais, o filme narra uma história ocorrida em 1971 nos Estados Unidos, na qual o time de futebol americano Titãs foi forçado a integrar jogadores negros e brancos.

Um técnico negro foi contratado para treinar a equipe, o que potencializou ainda mais as tensões raciais, principalmente por ter um esquema de treinamento rígido.

Assim como o filme anterior, há resistência dos jogadores em aceitar o novo treinador. Mas ao utilizar técnicas eficazes de liderança, as barreiras foram diminuindo e o time se tornou imbatível.

Outra grande lição do filme se refere aos conflitos existentes entre os membros da própria equipe, situação que é comum em muitos times de vendas.

A forma que o relacionamento entre os jogadores foi sendo construído e fortalecido é um exemplo eficaz de como trabalhar em equipe.

#9. O DIABO VESTE PRADA

Esse filme mostra, especialmente, como o marketing pessoal é importante em vendas.

A personagem Andrea Sachs só passou a ser considerada uma profissional respeitada quando adaptou suas roupas e também seu comportamento ao local de trabalho.

Gostou dos Filmes Motivacionais de Vendas?

Alguns desses filmes são mais conhecidos e talvez você até já tenha assistido.

Quem sabe ao assistir novamente eles deem novos significados e aplicabilidade para as tarefas da sua equipe de vendas?

O conhecimento sempre é válido, ainda mais quando ele vem aliado a uma dose de motivação e leveza.

Mas não se esqueça, para desenvolver competências e formar um grande time não pode se  restringir a assistir filmes.

Se quiser continuar aumentando seus conhecimentos de maneira divertida e prática, que tal dar uma olhadinha também nos:

Mas e aí, o que achou da lista? Qual outro filme já assistiu e acha que serve como aprendizado para a área de vendas? Deixe nos comentários suas impressões, ficaremos felizes em saber da sua experiência.

Até logo!

DNA DE VENDAS

A DNA de Vendas é uma das maiores consultorias de vendas para aumento de produtividade e treinamento de vendas do Brasil.

Com experiência em mais de 35 segmentos do mercado, vem contribuindo para o aumento das vendas das maiores organizações do país, através do alinhamento da metodologia dos 4 Pilares de Produtividade de Vendas: Pessoas, Processos, Gestão e Tecnologia.

Caso queira saber mais, fale com um de nossos consultores.

Comments

comments

Categories:
  Dicas de Vendas, Liderança de Equipe, Treinamento em vendas
este artigo foi compartilhado 0 vezes
 000