Home  /  Educação Corporativa  /  Qual a diferença entre Palestra, Workshop de Vendas e um Programa de Capacitação Contínua de vendas?

Qual a diferença entre Palestra, Workshop de Vendas e um Programa de Capacitação Contínua de vendas?

por Lucia Haracemiv 3 meses atrás
diferença de palestras de vendas workshop de vendas e capacitação educação contínua de vendas

Está em dúvida se contrata uma palestra de vendas, um workshop ou uma capacitação contínua para seu time de vendas? Então este artigo é para você.

Antes de tudo, peço que reflita: quais são as dores da sua equipe de vendas? A contratação é para resolver quais problemas? Só depois de responder essas perguntas você conseguirá definir qual a melhor opção.

A contratação de uma palestra de vendas, workshop de vendas ou programas de capacitação contínua dependerá da necessidade apresentada pela empresa.

Os três têm utilidade, mas eles possuem objetivos diferentes. Vamos entender melhor cada um!

Por que contratar uma Palestra de vendas?

Se sua empresa está organizando um evento com muitas pessoas envolvidas e a intenção é algo que tenha força e seja impactante, mas sem – necessariamente – ter um teor muito técnico, então a palestra é a opção certa.

O cunho de uma palestra é gerar impacto ou um novo conceito nas pessoas. Ela precisa proporcionar uma grande reflexão em quem está assistindo.

Ao gerar uma nova perspectiva sobre o tema, uma boa palestra faz com que os participantes passem a olhar de maneira diferente para uma situação (sua atividade, rotina, mercado, meta, equipe).

Geralmente dura entre 40 minutos e 1h30min. O tempo é curto e ao mesmo tempo a atenção é voltada exclusivamente para o(a) palestrante. Por isso ele(a) deve ser capaz de envolver e conquistar a plateia enquanto passa também um ensinamento, um novo referencial sobre o tema. Como se o palestrante oferecesse uma nova lente para olhar para aquele conceito ou prática que auxiliará o participante a desenvolver uma nova atitude.

A palestra pode servir para diversas ocasiões, desde um lançamento de um produto à uma Convenção Corporativa ou Convenção de Vendas, por exemplo.

Se a intenção é causar impacto, é importante levar um palestrante que fale sobre uma ideia, de uma forma que os participantes percebam como algo inovador e útil. Não deixe eles sentirem que estão ali apenas para perder tempo.

A palestra precisa gerar insights motivacionais muito fortes. E uma das finalidades é justamente essa, fazer com que as pessoas saiam de lá cheias de novas atitudes.

Se é isso que deseja, então contrate uma palestra de vendas. Ela não muda necessariamente o comportamento, mas proporciona um entusiasmo instantâneo enorme.

É como jogar álcool no fogo: vai explodir! Mas você também tem que levar em consideração que o efeito não se sustentará por um tempo muito longo.

Para uma consequência mais duradoura você terá que analisar as outras opções. Muitas empresas, inclusive, após a contratação de palestras de vendas, promovem workshops para dar continuidade ao que foi tratado na palestra.

Essa estratégia é muito válida, pois como as palestras são mais intangíveis e seus efeitos são mais difíceis de serem mensurados, através dos workshops a empresa consegue solidificar os ensinamentos da palestra.

Essa junção é muito eficiente, pois a palestra vai ser o impacto inicial para o desenvolvimento técnico e comportamental mais aprofundado no Workshop.

Por ter um caráter mais inspirador, a palestra vai alimentar sensações motivacionais que farão os participantes chegarem ao workshop com mais sede de aprendizado.

Mas vamos entender melhor o que são os workshops?

Por que contratar um Workshop de Vendas?

O Workshop de Vendas tem um conteúdo mais denso, com dinâmicas e com tempo de duração mais longo do que as palestras. Geralmente eles são feitos em períodos de 4, 8, 16 ou 32 horas.

Isso permite que os assuntos e temas abordados tenham uma reflexão mais extensa, além de uma interação mais próxima e intensa com os participantes. Especialmente com a realização de dinâmicas e casos práticos.

Enquanto uma palestra pode ter entre 50 e 8.000 pessoas, um workshop é para um time menor e mais específico.

Assim, o nível de interação e troca de experiências entre os participantes é muito mais longo. Até o ambiente no qual é realizado o workshop tem um layout diferente de uma palestra, buscando a aplicação de uma metodologia andragógica.

A andragogia é uma metodologia de ensino focada no aprendizado de adultos. Ou seja, leva em consideração a forma de aprendizagem desse público, que dá ênfase aos saberes já existentes nos participantes.

Isso faz uma grande diferença no resultado final, porque os participantes compreendem que também são detentores de conhecimento e a troca de experiência se torna mais efetiva.

Dessa forma, é possível construir conteúdos mais dinâmicos com cases experienciais. Isso facilita a compreensão dos conceitos e o nível de aprendizagem aumenta consideravelmente.

As empresas que contratam workshops têm a intenção de desenvolver competências específicas, aprimorando os conhecimentos e habilidades necessárias para aquele grupo.

Assim, o workshop além de ter uma duração mais longa que uma palestra, tem um efeito mais personalizado e particular. Sua finalidade é desenvolver uma competência determinada na equipe, como os workshops de liderança, por exemplo.


E por que contratar uma Capacitação de Educação Contínua em Vendas?

A educação contínua é a melhor opção quando a empresa necessita de uma intervenção dentro da sua operação, para desenvolver mais de uma competência em seu time de vendas. Além de desejar correlacionar o aprendizado aos indicadores do negócio, como produtividade de vendas, taxas de conversão, margem, etc.

Para isso, precisa de várias ações simultâneas e coordenadas que apresentem resultados assertivos em seu time.

Na DNA de Vendas, por exemplo, nós trabalhamos a parte técnica e parte comportamental das empresas de maneira correlacionada. Assim, existe a parte em sala de aula e a parte de instrumentalização prática.

Quando se deseja mudar ou elevar várias competências em um time, você precisa acionar vários mecanismos de atividades simultâneas.

A empresa que oferece educação contínua precisa ir para sala de aula, mas também tem que ir para os stands, para a Rota, para o PDV e ficar junto com os líderes, que darão sequência ao aprendizado junto às equipes.

O objetivo da educação contínua é mudar o comportamento daqueles colaboradores. E mudar um comportamento é mudar um hábito.

Para isso ocorrer, precisa-se construir um caminho neural. E isso demora, porque é um processo de repetição sobre algo que aquelas pessoas ainda não dominam e a intenção é justamente que as ações se tornem automáticas.

Quando se automatiza, essa habilidade passa a ser aplicada com mais velocidade e praticidade. O que aumenta, por consequência, a produtividade de vendas do time.

A educação contínua está relacionada ao processo de educação corporativa e ao modelo de gestão. A Educação vai além da sala de aula e precisa estar alinhada a esses dois fatores para potencializar os resultados.

O principal objetivo da educação corporativa em vendas é proporcionar um crescimento sustentável na organização, através do desenvolvimento de competências dos vendedores e também dos líderes. Não visa apenas treinar habilidades individuais, mas alinhá-las aos objetivos estratégicos da empresa. Isso é extremamente importante para a gestão do conhecimento organizacional.

Na DNA de Vendas temos programas de educação corporativa para vendedores, multiplicadores, líderes e trainees. Possuímos uma área exclusiva de criação de conteúdo para as ações de capacitação, de forma que as aplicações sejam personalizadas e de acordo a necessidade do cliente.

Se você quiser entender um pouco mais sobre educação corporativa, você pode ver este artigo: Os Segredos da Consultoria em Educação Corporativa nas empresas.

Bom! Agora que você entende melhor as funções de cada um, vamos ao que interessa.

Qual escolher: Palestra, Workshop ou Capacitação de Educação Contínua em Vendas?

Como você percebeu, os três são eficientes e possuem objetivos distintos. A escolha entre eles vai depender da necessidade e da dor que sua empresa está sentindo.

Se ainda assim restou alguma dúvida e está incerto de qual contratar, você pode entrar em contato conosco.

Nosso foco é ajudar nossos clientes a melhorar a produtividade de vendas e o desempenho do time de vendas.

Além da consultoria de vendas, também temos serviços de palestras de vendas, workshops de vendas e capacitação de educação contínua para a equipe.

Tudo isso de forma personalizada para seu negócio.

Se quiser saber mais, não hesite em nos contatar. Teremos um prazer enorme em fazer parte do sucesso da sua empresa.

Caso queira entender um pouquinho mais do que estamos falando, você pode ver a palestra completa sobre métricas de vendas que fiz no RD Summit – o maior evento de Marketing e Vendas da América Latina. É só clicar aqui.

Ou também pode ver a palestra realizada no RD On The Road: ”Da estratégia à Execução para melhorar a produtividade de vendas”. Só clicar abaixo.palestras de vendas workshops de vendas programa de educação contínua de vendas

Quem sabe isso te ajude a decidir?

Um abraço e até a próxima!

DNA de Vendas

A DNA de Vendas é uma das mais completas consultorias de vendas para aumento de produtividade e treinamento de vendas do Brasil.

Com experiência em mais de 31 segmentos do mercado, vem contribuindo para o aumento das vendas das maiores organizações do país, através do alinhamento da metodologia dos 4 Pilares de Produtividade de Vendas: Pessoas, Processos, Gestão e Tecnologia.

Temos palestras de vendas, workshops de vendas e programas de educação contínua específicos para seu negócio.

E agora, com a DNA For Small, também prestamos consultoria de vendas para micro e pequenas empresas.

Comments

comments

Categories:
  Educação Corporativa, RH de Resultado
este artigo foi compartilhado 0 vezes
 000