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Convenção de vendas: como contratar um bom palestrante de vendas?

por Kamila Dutra 2 semanas atrás
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Deseja que sua Convenção de Vendas seja um sucesso e gere impactos profundos em sua equipe? Além disso, você quer que todo esse investimento traga resultados? Então você precisa saber como contratar um bom palestrante de vendas.

Isso mesmo!

Você pode organizar uma Convenção de Vendas incrível, no melhor espaço, com as melhores atividades de lazer/interação e com o melhor cardápio para os coffees, almoços e jantares. Mas se seu palestrante de vendas não for bom, todo esforço posto no evento gerará efeitos invisíveis.

Sim! Seus colaboradores também precisam e merecem momentos de descontração. Mas há como aproveitar ainda mais o potencial da Convenção.

Quer saber como? Dá uma olhadinha neste artigo!

Para que serve uma Convenção de Vendas?

Essa pergunta é retórica. Eu sei que você sabe a resposta.

Mas ela foi feita para que a gente reflita sobre alguns aspectos, pois ainda que óbvios, precisam ser analisados.

Um dos principais objetivos de uma Convenção de Vendas é analisar os resultados obtidos no período anterior, planejar o novo período e engajar o time na realização das estratégias para a superação das metas.

Suas finalidades paralelas podem ser diversas, entre elas, motivar e integrar a equipe. Por isso, muitas vezes são consideradas como momentos de descontração e lazer, um verdadeiro ‘‘happy hour’’ empresarial.

Isso é muito efetivo para a relação entre a empresa e colaboradores. Os participantes se sentem mobilizados e muitas vezes passam a enxergar a empresa com um olhar mais humanizado.

É uma forma de mostrar união e fazer com que todos os profissionais ali sintam orgulho em fazer parte daquela organização e não há nada mais motivador que isso!

Mas esses não são os únicos objetivos de um evento desse porte.

Quais são os objetivos estratégicos de uma Convenção de Vendas?

A parte motivacional é extremamente importante em uma Convenção de Vendas, mas ela existe para que as verdadeiras intenções da empresa sejam passadas de maneira mais dinâmica e receptiva.

Boa parte das Convenções buscam dar aos participantes um feedback (geral) dos resultados obtidos pela empresa e sobre quais serão os próximos passos estratégicos.

Assim, buscam orientar o time de vendas sobre as tendências e sobre os caminhos a serem seguidos dali em diante, inclusive sobre as metas de vendas dos próximos períodos.

Esse é um dos objetivos específicos de uma Convenção: fazer um alinhamento estratégico para adequar as ações dos profissionais envolvidos. Geralmente ela é realizada em ambientes mais agradáveis para que o conteúdo seja assimilado de forma mais leve e descontraída.

Exatamente para não gerar nos participantes uma sensação de rotina empresarial. Assim, as principais Vantagens de uma Convenção de Vendas são:

Certo! Talvez você esteja se perguntando onde entra a questão da palestra de vendas. Até porque essas informações estratégicas são fornecidas pela própria empresa e as dinâmicas motivacionais não dependem de um palestrante.

Você já vai entender o motivo!

A importância de contratar um Palestrante Vendas para sua Convenção

O Palestrante de Vendas consegue alinhar suas duas necessidades: motivar e gerar insights ao seu time de vendas, trazendo novos conceitos e referenciais. Isso mesmo! Obviamente ele não vai falar sobre números e dados específicos, isso só vocês têm.

Mas se um dos problemas apresentados foi um resultado abaixo do planejado em qualquer indicador do negócio, por exemplo: volume, margem, positivação, conversão, penetração de famílias, então você pode contratar um palestrante para falar algo que acrescente nisso.

Palestras estritamente motivacionais são válidas. Mas é preciso ter uma palestra sobre vendas em sua Convenção. As motivacionais têm o seu lugar, mas são pouco aplicáveis à realidade do dia a dia dos profissionais de vendas.

Talvez você pense! Ah! Mas vai ser algo chato, monótono. Os vendedores não vão gostar, vão ficar entediados. E afinal, queremos que a Convenção seja um momento de prazer.



Você está errado e certo.

Certo em relação ao momento de prazer que a Convenção tem que proporcionar, mas errado em achar que uma palestra de vendas não se encaixa nisso.

Bons palestrantes de vendas são extremamente envolventes e cativantes. Ao mesmo tempo que trazem novas formas de olhar para as oportunidades de mercado, com novos conceitos, também conseguem impactar de forma positiva os participantes.

Isso realmente é motivador, pois trará resultados práticos para o time. Fará eles repensarem suas ações diárias. Com oportunidades de melhoria no seu speach e na forma de conduzir os seus negócios.

Acha difícil isso? Talvez sua experiência com esses profissionais não tenha sido válida. Porque é possível encontrar profissionais extremamente capacitados na área de vendas, que além de motivar, mostram outras formas de enxergar vendas.

Nossa CEO de vendas, Lúcia Haracemiv, fez uma palestra sobre métricas de vendas no RD Summit, o maior evento de marketing digital da América Latina e foi um grande sucesso.

Percebeu? Uma palestra sobre métricas de vendas? Em um evento de marketing digital? E foi um sucesso?

Isso mesmo! Porque é possível levar conhecimento, inovação e impacto de forma descontraída e com conteúdo.

Ainda tem dúvidas disso? Se você quiser confirmar é só ver a palestra completa aí embaixo.

métricas de vendas

Bom! Mas voltando ao assunto.

Para que todo investimento da Convenção seja proveitoso também para a empresa, é preciso investir em profissionais competentes para isso.

Levar profissionais de fora traz um efeito significativo nesses eventos corporativos, especialmente quando eles falam de um conteúdo assertivo e que contribua para o trabalho de seus profissionais dentro da empresa.

Agora vamos ao que interessa.

Quer saber como contratar um Palestrante de Vendas?

Bom, antes de tudo você precisa saber que esse palestrante precisa ser um especialista em vendas.

Um bom palestrante de vendas tem que ter domínio e conteúdo sobre o que fala, além de uma boa oratória, que prenda a atenção e gere impacto nas pessoas que assistem.

Para isso, você precisa pensar nos objetivos da Convenção e no tema. A partir disso, você deve buscar um profissional que tenha conhecimento sobre o assunto.

Calma! Não estou falando que ele tem que ir lá para dar uma aula. Longe disso! Mas para que seu investimento não seja em vão, ele precisa saber relacionar a palestra com a necessidade de desenvolvimento técnico e comportamental da equipe.

Se possível, busque referências na internet, como no Linkedin, e entenda também se ele tem know-how sobre o tema.

Existem muitos sites com cadastros de palestrantes, mas geralmente são palestrantes mais generalistas, que falam sobre conteúdos redundantes.

Busque profissionais que verdadeiramente conhecem o mercado e que não se restringem à teoria, assim ele conseguirá dar mais dinamicidade e assertividade aos objetivos da sua Convenção.

Algumas empresas pagam fortunas em palestrantes famosos, que tirando a parte inspiracional, pouco acrescentam em termos de conteúdo profissional.

Não deixam de ser válidos! Mas não esqueça que uma Convenção tem uma finalidade operacional além da motivacional e por isso ela precisa ter um palestrante especialista em vendas.

Sempre que alguém nos apresenta uma nova abordagem para que possamos enxergar de outra perspectiva, acrescenta muito e torna o momento inesquecível. Efetivamente gera impacto e resultado.

Nós podemos te ajudar!

Somos a DNA de Vendas, com mais de 11 anos de experiências, nós já prestamos consultorias de vendas para mais de 31 segmentos do mercado, para as maiores empresas do país, com foco em produtividade de vendas.

Somos especialistas em vendas e oferecemos palestras de vendas e workshops de vendas específicos para sua empresa.

Caso queira saber um pouco mais do que podemos fazer pelo seu negócio, entre em contato conosco.

Teremos um prazer imenso em contribuir para o sucesso da sua empresa.

palestra de vendas da estratégia à execução

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