Se você é um profissional ou gestor de vendas, com certeza já se perguntou: como vender mais?
E como se não bastasse saber como vender mais, precisamos entender como vender mais e melhor. Ou seja, vender mais gastando menos ou vender mais sem reduzir a margem.
Existem dezenas de artigos com dicas e estratégias para aumentar os resultados comercias; entretanto, esse artigo trata do assunto de forma mais profunda. E para que você possa compreender melhor, vamos abordar esse assunto por duas perspectivas diferentes:
- O que uma empresa precisa fazer para vender mais?
- O que um profissional de vendas precisa fazer para vender mais?
Como uma empresa pode vender mais?
Para vender mais, uma empresa precisa acertar os 4 P’s:
- o produto;
- o preço;
- os canais de vendas;
- a comunicação da oferta.

Afinal, sem um composto mercadológico atrativo, vender mais significa que o time de vendas terá que fazer um esforço tremendo, ou seja, se desgastar muito para compensar essas falhas estratégicas.
Todo negócio nasce com o objetivo de entregar algo de valor ao mercado e receber algo em troca; na maioria dos casos, entrega-se um produto ou serviço e recebe-se dinheiro. Por isso a definição clara dos 4 P’s é tão importante!
Uma vez que os 4 P’s estão definidos, o foco será no alinhamento tático e operacional dos pilares da produtividade de vendas. Vamos discutir um a um abaixo!
Os 4 Pilares da Produtividade de Vendas para empresas venderem mais
Entenda como funciona os 4 pilares da produtividade de Vendas e saiba como vender mais.

1. Processos
Ter processos de vendas bem definidos é a base para o bom funcionamento de toda a operação comercial. Portanto, para obter êxito ao desdobrar o planejamento estratégico de vendas em plano tático e operacional de vendas, a empresa precisa:
- Realizar um diagnóstico dos processos de Marketing e Vendas existentes e verificar se ele reflete a jornada de compra do consumidor;
- Realizar uma análise SWOT e revisar a percepção do mercado sobre o produto, preço, praça e promoção;
- Identificar os gaps, oportunidades e estabelecer metas para os times de inside e field sales;
- Ter bem definido o seu ICP (Perfil Ideal de Cliente) e suas Personas;
- Dividir as atribuições do time de vendas entre hunters e farmers ou entre SDR’s e closers, garantindo uma atuação mais especializada de cada um junto ao cliente;
- Garantir que todos os canais de vendas estejam integrados na operação;
- Definir os principais KPI’s que serão monitorados com frequência, a fim de garantir que as ações estão se convertendo em resultados de vendas;
- Realizar o desdobramento da estratégia em Planos de Ação, provendo total alinhamento e integração entre as áreas de marketing e vendas, desde a atração de leads por inbound à prospecção Outbound e gestão da carteira;
- Elaborar um Playbook de Vendas com todos os gatilhos de passagem definidos por etapas do Funil de Vendas;
- Realizar o mapeamento das competências para cada função da área de vendas, de modo a promover maior assertividades nas atividades de Recrutamento & Seleção;
- Modelo de remuneração variável, com base nas metas a serem alcançadas;
- Elaborar e implantar uma Trilha de Aprendizagem que potencialize a efetividade do onboarding e a otimização do tempo de rampagem dos recém-contratados.
2. Gestão
O modelo de gestão pode ser entendido como um conjunto de estratégias elaboradas com o objetivo de conduzir o gerenciamento do negócio e alcançar os resultados. Ele contempla os indicadores de performance, além da forma e a frequência de acompanhamento dos mesmos.
O modelo de gestão fornece identidade cultural para a empresa e tem forte impacto no sucesso dos programas de retenção de talentos. É comum as pessoas que entregam resultados serem assediadas pela concorrência com propostas melhores de remuneração, mas não aceitam porque gostam do ambiente organizacional, se identificam com o jeito de fazer da empresa.
É a gestão que conecta os outros três pilares da produtividade. O modelo define o “como” as pessoas irão adotar comportamentos e técnicas, usar a tecnologia, executar com disciplina os processos de modo a alcançar os objetivos propostos.
Algumas práticas e ferramentas:
- Execução dos ritos e rituais que norteiam a gestão da rotina;
- Análise diária de indicadores de vendas;
- Elaboração de Planos de Ação;
- Aplicação de Feedback e Feedforward.
3. Tecnologia
Por mais que uma empresa tenha seus processos de vendas bem definidos, não dá para ser efetivo na implementação das estratégias de marketing e vendas de forma artesanal. Isso vale também para todas as atividades de gestão que envolvem análise e follow-up de indicadores de produtividade.
É fundamental que a empresa escolha assertivamente as ferramentas tecnológicas que irão suportar todo o trabalho de gestão de carteira, automação de marketing e gestão de vendas, de acordo com sua realidade e particularidades.
Algumas ferramentas tecnológicas são imprescindíveis para a boa operacionalização do negócio, tais como:
- BI;
- Sistema de CRM;
- Plataforma de Automação de Marketing etc.
4. Pessoas
Após ter definido os processos de vendas, ter implantado as ferramentas tecnológicas de apoio à execução das atividades e ter contratado as pessoas corretas, colocado no lugar certo, fazendo o que deve ser feito, dentro do prazo, podemos dizer que a missão está cumprida?
Não! A existência dos processos e das ferramentas não necessariamente garantem a prática das mesmas. As pessoas farão toda a diferença no resultado. E como em um partida de futebol ou basquete, a estratégia pode estar perfeita no papel, mas quando o time entra em campo e a bola rola é que vamos ver a realidade.
Por mais que usemos termos como B2B ou B2C para falarmos de vendas para empresas ou para pessoas, na prática, o que vemos nas reuniões de vendas são duas pessoas, uma de cada lado da mesa.
Tudo passa por gente, o líder, o time, o cliente, os fornecedores, os parceiros etc. Uma dica sobre pessoas é ter sempre em mente o ser humano – em geral – possui alguns instintos básicos, tais como sobrevivência, segurança, prazer e evitar dor e sofrimento.
É preciso ter empatia para entender sobre como as pessoas processam informações e tomam suas decisões no ambiente organizacional. Essa é a base para a fomentação do engajamento.
Por mais que se tenha processos e automações, é necessário ter humildade para reconhecer que é a equipe que entrega o resultado no final do mês. Então, é fundamental cuidar bem dela!
Como vender mais: um erro comum que impede o aperfeiçoamento da operação de vendas
É muito comum vermos executivos tentando corrigir por meio da força de vendas erros de estratégias, falhas nos processos, na gestão ou nas ferramentas. Essa atitude gera desgaste para o time de vendas e não contribui em nada com os resultados.
Quando um indivíduo é o dono de uma empresa, sua relação com ela tem uma carga emocional muito grande. Esse tipo de relação tende a gerar uma miopia que o impede de ter um olhar mais crítico sobre os 4 pilares da produtividade.
Outro aspecto importante é compreender que há relações políticas dentro das empresas. Dessa forma, as pessoas ficam inibidas de falarem o que realmente pensam e sentem e sofrem retaliações. E tudo fica como está.
E por último, tem muita gente com “excesso de escritório”, que perdeu a conexão com o cliente e não sabe a realidade na ponta. Acreditam que a sua solução, que já foi a melhor um dia, permanecerá intocada pelo mercado.
Portanto, ao fazer um diagnóstico preciso da sua empresa e identificar falhas, encare-as como oportunidades de melhoria na operação e trabalhe firme para solucioná-las.

Como vender mais como profissional de vendas?
Para responder à questão de como vender mais sendo um profissional de vendas, precisamos dividi-la em dois aspectos: técnicos e comportamentais.
Além disso, se você trabalha com vendas e precisa entregar suas metas, certamente já se perguntou: o que eu faço para vender mais? Profissionais de vendas de alta performance possuem um certo inconformismo positivo que os leva a fazer essa pergunta com frequência.
Sabemos que vivemos em um mundo VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity and Ambiguity), ou seja, volátil, incerto, complexo e ambíguo, o qual requer a necessidade da busca pelo aperfeiçoamento contínuo.
Aspectos técnicos que ajudam profissionais de vendas a vender mais
Conhecimento (o que saber para vender)
O que um profissional de vendas precisa saber para vender e bater suas metas na sua empresa? A resposta para essa pergunta revela quais conhecimentos a pessoa deve buscar. Entretanto, independentemente da empresa ou modelo de negócio, alguns conhecimentos são sempre necessários, tais como:
- Conhecimento sobre produtos e soluções;
- Entendimento da jornada de compra do consumidor;
- Processos de vendas;
- Visão de mercado;
- Concorrência;
- Utilização de ferramentas;
- Técnicas de vendas.
Habilidades (como fazer para vender)
Aqui está o grande desafio para vender mais. Em geral, quando alguém é contratado, ele passa pelo onboarding da empresa, onde recebe apenas as informações sobre como tudo funciona, entendendo o que precisa fazer para vender.
Esse treinamento inicial, normalmente é informativo e feito em sala de aula ou na frente de um computador, sozinho. Agora imagine que você nunca dirigiu um carro e vai para a autoescola ficar o dia todo com um instrutor te falando e mostrando detalhe por detalhe como pilotar; no final do dia, você não vai se tornar um motorista, certo?
A formação consiste na construção das habilidades, do saber fazer, que é feito geralmente por um processo de condicionamento por repetição. O novato coloca em prática tudo que conheceu na teoria até obter domínio sobre a execução da atividade.
Uma coisa é você conhecer as características e benefícios de um produto. A outra é você ter habilidade de conectar os pontos, de modo a construir uma percepção de valor para o cliente sobre o produto em questão.
Dicas importantes para o desenvolvimento das habilidades de vendas
- Simule apresentação do produto ou solução.
- Grave suas simulações de vendas e depois assista. Essa é uma experiência incrível!
- Faça simulações de vendas com seu líder ou pares.
- Após um atendimento real, reserve um tempinho para fazer a auto aplicação do Check-up de vendas, visando identificar pontos de melhoria na qualidade do atendimento;
- Mostre humildade e peça feedbacks do seu líder e pares.
Aspectos comportamentais que alavancam os resultados de profissionais de vendas
Com certeza você conhece algum profissional de vendas que sabe tudo sobre o produto, domina todos os processos de vendas da empresa, assim como a utilização das ferramentas e conhece muito bem seus concorrentes. Entretanto, não consegue dar um sorriso para o cliente.
É incapaz de criar um clima positivo, mesmo que por telefone, de tal modo que o cliente perceba seu prazer e disponibilidade em atendê-lo da melhor forma possível. Isso é o que acontece quando a pessoa não adota a atitude desejada para a situação.
Por mais que tenha conhecimentos (o que fazer) e habilidades (como fazer) para vender, se as atitudes do profissional não estiverem alinhadas com as expectativas que seu cliente tem sobre como deve ser um atendimento de qualidade, certamente não vai atender seu nível de satisfação.
Sabemos que uma das principais atribuições do profissional de vendas é gerar valor para seu produto e sua empresa. Mas quando ele é insuficiente na sua postura frente ao cliente, o que faz na prática é tirar valor. Ou seja, o tempo todo estamos trabalhando com valor, criando ou tirando do produto e da marca que representamos.
Um estudo realizado pela DNA de Vendas com centenas de vendedores ao longo dos últimos anos apontou que profissionais de alta performance em vendas possuem alguns elementos no seu comportamento em comum, que contribuem para a construção de uma imagem e um clima altamente positivos com seus clientes, favorecendo assim uma relação de longo prazo que se refletem em vendas recorrentes.
Os elementos comportamentais que estão presentes no DNA de profissionais de alta performance em vendas são:
- Otimismo;
- Objetivos;
- Foco;
- Conhecimento;
- Persistência;
- Entusiasmo;
- Humildade.
1. Otimismo
É preciso fazer dele um hábito e acordar decidido a vencer. Adotar pensamentos positivos e postura assertiva em cada atendimento, demonstrando que acredita no cliente, na solução que está vendendo e na sua capacidade de fazê-lo enxergar valor e converter a venda para o fechamento.
2. Objetivos
Grandes profissionais de vendas sabem que seus objetivos definem seu rumo e direção.
Eles compreendem que motivação e objetivos caminham juntos e, portanto, têm em mente exatamente o que os motivam a sair de casa todos os dias para vender. Tem metas claras a serem alcançadas na semana e no mês e, principalmente, possuem propósitos para suas vidas, sabem onde querem chegar e o que fazer em cada atendimento para chegar lá
3. Foco
Ter consciência que tempo é venda e que a capacidade de dizer não para as distrações definirá o tamanho do seu foco, faz com que esses profissionais não tirem o olho do que precisam fazer para alcançar suas metas.
Assim, conseguem ser líderes de si mesmos e dedicar 70% do seu tempo para coisas importantes, 20% para responder às urgências e deixam apenas 10% para gastar com situações circunstanciais.
4. Conhecimento
Ter uma visão de que o conhecimento é de fato o poder contra o medo, estimula os grandes profissionais a buscarem o tempo todo estarem atualizados sobre tudo o que precisam saber e fazer para alcançar suas metas.
Mantém-se bem informado sobre tudo que está acontecendo no mercado. Sabe que isso gera diferenciação competitiva.
5. Persistência
Sabemos que é impossível construir algo consistente e de valor sem persistência. Ela é a disciplina para o sucesso. É a capacidade de buscar alternativas para seguir em frente separa o persistente do insistente.
Um bom profissional mostra pensamento crítico e resolutividade, de modo que se não está dando de um jeito, ele apresenta outras possibilidades e assim não desiste da venda.
6. Entusiasmo
Sabemos que a energia é a responsável por fazer o mundo girar. Pessoas dotadas de entusiasmo são conhecidas por contagiar o ambiente e todos ao seu redor com uma energia positiva.
Essas pessoas pssuem uma alegria genuína e seu cartão de visitas é sempre um belo sorriso que promove bem-estar, conecta as pessoas e eleva o astral, contribuindo para construção de um ambiente altamente positivo.
7. Humildade
A humildade se torna visível no comportamento do profissional de vendas quando ele se dispõe a autoavaliar-se e reconhecer o quanto não conhece sobre as coisas, as pessoas, a vida e – principalmente – sobre si mesmo. Ou seja, ele sabe a importância de reconhecer suas falhas e trabalhar para corrigi-las.
Esses indivíduos buscam incansavelmente o seu autoaperfeiçoamento contínuo, de modo que a cada dia, a cada atendimento, a cada venda, mostrem-se uma versão melhor de si mesmos.
Dicas práticas e estratégicas para vender mais
Nem sempre vender mais depende apenas de esforço; pelo contrário, o segredo está em aplicar métodos testados e aprimorar constantemente sua operação comercial.
A seguir, reunimos 10 estratégias práticas que realmente funcionam para quem quer aumentar resultados de forma consistente.
1. Entenda profundamente seu cliente (ICP, persona, mapa de valor)
Antes de tentar vender mais, é fundamental compreender para quem você está vendendo. Identifique o Perfil de Cliente Ideal (ICP) e crie personas detalhadas com dores, desafios e objetivos reais.
Além disso, mapeie o valor que sua solução entrega — o chamado mapa de valor — e conecte-o diretamente aos problemas do cliente. Quando você entende o que o motiva, fica mais fácil ajustar sua abordagem, criar mensagens certeiras e aumentar a taxa de conversão.
2. Revisite seu mix de produto, preço e oferta
Às vezes, o problema não está na execução das vendas, mas na proposta em si. Faça uma análise crítica do seu mix de produtos e serviços, comparando preços, diferenciais e relevância para o público.
Considere, também, testar novas estratégias de precificação, pacotes ou bônus exclusivos. Pequenos ajustes podem gerar um aumento expressivo nas vendas, especialmente quando sua oferta é percebida como mais vantajosa e personalizada.
3. Otimize seus canais de venda e funis
Outro passo importante é avaliar se você está usando os canais certos. Analise o desempenho de cada fonte de leads, como redes sociais, site, indicações, outbound, e veja onde há mais retorno.
Com base nisso, otimize o funil de vendas: reduza etapas desnecessárias, automatize o que for repetitivo e melhore a comunicação entre marketing e vendas. Um funil claro e bem estruturado facilita a jornada de compra e reduz o tempo de conversão.
4. Use técnicas de persuasão e gatilhos mentais
Saber persuadir não é manipular; pelo contrário, é entender como as pessoas tomam decisões. Utilize gatilhos mentais de forma ética e estratégica: escassez, urgência, prova social e autoridade são alguns dos mais eficazes.
Por exemplo, mostrar resultados de clientes satisfeitos ou destacar o número limitado de vagas cria um senso de valor e imediatismo. O segredo está em usar essas técnicas com autenticidade, conectando-as a uma proposta real.
5. Melhore seu pitch de vendas e adote um script consultivo
Seu pitch de vendas precisa ser claro, envolvente e centrado no cliente. Evite falar apenas sobre o produto — foque em como ele resolve o problema do comprador.
Adote uma abordagem consultiva, fazendo perguntas inteligentes para entender o contexto do cliente antes de apresentar a solução. Isso gera confiança, fortalece o relacionamento e aumenta significativamente as chances de fechamento.
6. Use automação e ferramentas de CRM
Com o avanço da tecnologia, automatizar processos deixou de ser opcional. Ferramentas de CRM ajudam a organizar contatos, acompanhar o funil e personalizar a comunicação com cada cliente.
Além disso, automações de e-mail, lembretes e follow-ups garantem que nenhuma oportunidade se perca. Assim, sua equipe ganha tempo para focar no que realmente importa: vender.
7. Faça feedbacks e simulações constantes
A melhoria contínua começa com feedbacks estruturados. Realize análises regulares de ligações, propostas e reuniões, destacando pontos fortes e oportunidades de melhoria.
Além disso, promova simulações de vendas (role plays). Elas ajudam o time a treinar abordagens, lidar com objeções e se preparar melhor para situações reais. Quanto mais prática, mais confiança — e, consequentemente, mais resultados.
8. Invista em upsell, cross-sell e retenção
Vender para quem já é cliente costuma ser mais fácil e rentável. Por isso, trabalhe bem o pós-venda, oferecendo produtos complementares (cross-sell) ou versões superiores (upsell).
Ao mesmo tempo, invista na retenção de clientes: mantenha contato, envie conteúdos relevantes e acompanhe resultados. Clientes satisfeitos tendem a comprar novamente e ainda indicam novos negócios.
9. Meça, teste e otimize (A/B, taxas de conversão)
Por fim, nada melhora sem medição. Estabeleça métricas claras de desempenho, como taxa de conversão, ticket médio e ciclo de vendas.
Realize testes A/B em e-mails, abordagens ou propostas e monitore o que gera melhores resultados. Pequenas otimizações contínuas criam uma espiral positiva de crescimento — e fazem com que vender mais se torne um processo previsível, e não apenas uma meta.
10. Capacite seu time
Vender mais também depende de desenvolver as pessoabs certas. Por isso, promova treinamentos periódicos, mentorias e trocas de boas práticas. Um time atualizado domina novas técnicas, entende melhor o cliente e mantém a motivação alta.
Cursos de vendas consultivas, negociação e inteligência emocional são excelentes opções para quem quer evoluir constantemente e se destacar no mercado.
No próximo tópico, vamos te mostrar como cursos e treinamentos podem alavancar resultados!
Cursos e treinamentos recomendados para vender mais
Aqui na DNA, sabemos que aprender a vender melhor é um processo contínuo. O mercado muda, o comportamento do cliente evolui e novas ferramentas surgem o tempo todo.
Por isso, investir em capacitação é uma das decisões mais inteligentes para quem quer aumentar resultados e se destacar na área comercial.
Mais do que aprender novas técnicas, os treinamentos ajudam a mudar a mentalidade do profissional — de alguém que apenas oferece produtos para alguém que realmente entende, orienta e gera valor para o cliente.

Alguns tipos de cursos e temas que podem impulsionar sua performance de vendas incluem:
1. Vendas consultivas e negociação
Esses treinamentos ensinam a conduzir conversas mais estratégicas, com foco em entender as dores e necessidades do cliente antes de apresentar a solução. Por isso, são ideais para quem trabalha com vendas complexas ou B2B.
Você aprende a fazer perguntas poderosas, lidar com objeções e construir relacionamentos de confiança — habilidades essenciais para fechar mais negócios com margens melhores.
2. Técnicas de persuasão e influência
Saber persuadir é uma arte, mas também uma ciência. Por isso, cursos sobre gatilhos mentais, comunicação persuasiva e neuromarketing ajudam você a compreender como as pessoas tomam decisões e o que desperta o “sim” em uma conversa de vendas.
Além de aumentar suas taxas de conversão, essas técnicas tornam suas apresentações e pitches muito mais envolventes e memoráveis.
3. Inteligência emocional e mindset de alta performance
Nem só de técnica vive um bom vendedor. A gestão das emoções, o controle da ansiedade e a capacidade de manter o foco mesmo diante de “nãos” fazem toda a diferença no longo prazo.
Treinamentos voltados à inteligência emocional, resiliência e mentalidade de crescimento ajudam o profissional de vendas a manter a motivação e a consistência nos resultados — mesmo em momentos desafiadores.
4. Comunicação e oratória para vendas
Saber se comunicar bem é essencial para transmitir confiança e clareza. Cursos de oratória, storytelling e comunicação assertiva ajudam você a estruturar discursos envolventes, apresentar propostas com mais impacto e adaptar sua linguagem ao perfil de cada cliente.
Com uma boa comunicação, até as objeções se tornam oportunidades para fortalecer o relacionamento e avançar no processo de decisão.
Todos os temas acima (e muitos outros) são ministrados pela DNA de Vendas. Conheça nossas soluções em educação corporativa e descubra como vender mais.
Para saber como vender mais, uma ajuda é sempre bem-vinda!
Diante de tudo que você leu até aqui, dá para perceber que são muitos os desafios que temos que enfrentar para entender como vender mais, certo? E fazer tudo isso sozinho não é nada fácil.
Sim, nós também sabemos disso. Sabemos por que respiramos vendas há mais de uma década!
Portanto, se você é um empresário, líder de uma operação de vendas ou de RH que busca ajuda para fazer com que empresa ou operação de vendas seja mais produtiva, uma consultoria de vendas com experiência nos diferentes nichos de negócio é a melhor opção!
Fale com um de nossos consultores para entender como funciona nossa consultoria ou conheça a SalesMeet, a mais completa plataforma de desenvolvimento contínuo de vendas B2B do Brasil!

FAQ: Perguntas frequentes sobre como vender mais
Para vender mais, é essencial entender profundamente o cliente, ter uma oferta de valor bem definida, usar técnicas de persuasão e manter um processo comercial estruturado. Além disso, acompanhar métricas, testar estratégias e investir em capacitação contínua faz toda a diferença nos resultados.
Algumas das estratégias mais eficazes incluem: conhecer bem o público-alvo, revisar o mix de produtos e preços, otimizar funis e canais de venda, aplicar técnicas de persuasão, utilizar ferramentas de CRM e automação, além de investir em treinamento constante da equipe.
Técnicas de persuasão ajudam a conectar emocionalmente com o cliente e a aumentar o senso de urgência e valor da oferta. Gatilhos mentais como escassez, prova social, autoridade e reciprocidade são muito eficazes quando usados de forma ética e alinhada às necessidades do comprador.
Cursos de vendas consultivas, negociação, comunicação, inteligência emocional e ferramentas digitais são altamente recomendados. Eles ajudam o vendedor a aprimorar suas habilidades, compreender melhor o cliente e aplicar técnicas mais eficazes de abordagem e fechamento.
A DNA de Vendas ajuda empresas e profissionais a venderem mais por meio de uma consultoria personalizada, que analisa a operação comercial, identifica gargalos e implementa melhorias práticas em processos, gestão e performance. Além disso, oferecemos treinamentos presenciais e online que desenvolvem competências essenciais — como vendas consultivas, negociação, liderança comercial e gestão de performance — para que cada profissional alcance o máximo do seu potencial.