Home  /  Dicas de Vendas  /  Como motivar vendedores? Entenda a importância da Matinal de Vendas

Como motivar vendedores? Entenda a importância da Matinal de Vendas

por DNA de Vendas 1 ano atrás
como motivar vendedores

O resultado de uma equipe de vendas está diretamente relacionado com a sua motivação e em momentos como o que estamos vivendo fica ainda mais difícil manter a motivação e o entusiasmo. Considerando que os fatores externos não contribuem, cabem aos gestores de vendas virar este cenário e garantir que o seu time esteja disposto a alcançar o resultado necessário. Por isso, saiba como motivar vendedores entendendo a importância da matinal de vendas.

Neste vídeo Álisson Razoni e Lúcia Haracemiv, sócios da DNA de Vendas debatem sobre uma ferramenta importantíssima para garantir o entusiasmo da equipe: a matinal de vendas!

Assista o vídeo e confira essas dicas para dar um gás na motivação de vendedores do seu time!

COMO MOTIVAR VENDEDORES?

Álisson Razoni:

Bom Lúcia, eu ouvir você falando sobre a importância de estarmos motivados em tempos difíceis, porque essa é uma situação crítica, se você perder a motivação a sua equipe percebe e consequentemente transmite isso para o cliente.

Isso me lembra da importância da matinal logo pela manhã, para se ter uma garantia de que a sua equipe vai estar bem e consequentemente transmitir esse entusiasmo e energia para os seus clientes, como você vê isso?

Lúcia Haracemiv:

Eu tenho duas frases que resumem isso e usamos com as equipes que a gente capacita, está junto e trabalhando o aumento da produtividade.

A primeira é do Henry Ford: “Se você acha que pode ou que não pode, em ambos os casos você vai estar certo”.

Um time de vendas que sai para a rua de manhã, senta na mesa do escritório para fazer ligações, está prospectando na rua, ou vendendo no varejo, que acredita no início do dia que vai bater sua meta, converter cada cliente que entra ou telefona, eles vão converter de fato.

Já os que ficam na dúvida, acham que não dá, que o mercado está ruim, acabam tomando atitudes, alteram o tom da voz e a fisionomia, isso os interfere e os prejudica nos aspectos profissionais.

Essa é a primeira frase. É uma questão do que você acredita, mexe, não por pensamento ou nada esotérico mas simplesmente por mudar a sua atitude e isso influenciará no seu resultado.

A segunda frase é de Shakespeare, que fala: “Você é feito da mesma matéria que os seus sonhos”.

Shakespeare não estava sendo metafórico quando falou isso, o seu pensamento tem a capacidade de alterar a fisiologia do seu organismo.

Pensamentos positivos produzem neurotransmissores que aumentam a circulação de oxigênio no seu sangue, esse oxigênio circulando em velocidade aumenta a produção celular, de energia, te deixando disposto e com vontade de fazer as coisas.

Ao mesmo tempo que os pensamentos negativos, de crise ou derrotismo produzem outros neurotransmissores que dão uma indisposição como defesa natural do seu corpo e te deixam com sono, com vontade de dormir e descansar e isso altera a sua disposição para o trabalho e para vender e em vendas o entusiasmo e a energia é fundamental e contagia, seja por telefone ou presencialmente.

A IMPORTÂNCIA DA MATINAL DE VENDAS

Álisson Razoni:

Pois é, eu acredito 100% nisso e costumo falar que não existe venda sem entusiasmo, você pode até tirar um pedido, mas vender não tem como!

É uma tremenda auto-sabotagem um vendedor saber disso e encarar o seu dia a dia triste, cabisbaixo pois sabe que isso vai influenciar no seu resultado.

Por outro lado, penso que o gerente sabendo que o resultado dele é fruto do resultado da equipe e não fazer nada nesse momento também está se sabotando!

Portanto, a matinal é fundamental. O gestor precisa fazer isso diariamente se quiser garantir uma equipe animada e transmitir esse bom astral para sua equipe e ter o resultado que ele precisa.

Lúcia Haracemiv:

Exatamente assim que a gente pensa, a matinal é o momento que o gerente tem de dar esse gatilho.

Às vezes as pessoas saem de casa assistindo o jornal, escutando notícias ruins e saem com esse pensamento, chegando no trabalho com esse mal contágio e má vontade.

Se quando ele chega no trabalho o gerente faz uma matinal, seja um texto positivo, uma frase bacana para desenvolver com a equipe, uma matéria positiva ou um dado de mercado bacana, porque por mais que o mercado esteja retraindo, ainda é muito grande frente ao que as empresas tem de fatia, existe espaço de crescimento e na hora que ele passa essas percepções e joga essa energia, faz com que todos fiquem mais motivados e aí o time vai pra campo com força para trazer o resultado da empresa!

Álisson Razoni:

Então você gestor que quer garantir os resultados, faça a matinal diariamente!

E se quiser mais dicas sobre vendas, assine nossa newsletter e fique por dentro do artigos do nosso blog de vendas, sempre completo e atualizado para garantir o sucesso da sua empresa.


DNA DE VENDAS

A DNA de Vendas é uma das maiores consultorias de vendas para aumento de produtividade e treinamento de vendas do Brasil, com programas de formação de líderes e educação corporativa com foco em vendas.

Com experiência em mais de 35 segmentos do mercado, vem contribuindo para o aumento das vendas das maiores organizações do país, através do alinhamento da metodologia dos 4 Pilares de Produtividade de Vendas: Pessoas, Processos, Gestão e Tecnologia.

Caso queira saber mais, fale com um de nossos consultores.

Comments

comments

Categories:
  Dicas de Vendas, Produtividade de Vendas, Sem categoria
este artigo foi compartilhado 0 vezes
 000