Teste

Home  /  Consultoria de vendas  /  Como aumentar a produtividade de vendas de uma empresa?

Como aumentar a produtividade de vendas de uma empresa?

por DNA de Vendas 1 mês atrás
como aumentar a produtividade de uma empresa

Com um mercado cada vez mais concorrido e disputado, saber como aumentar a produtividade de vendas da sua equipe ou empresa pode parecer uma tarefa muito difícil.

Cada vez mais recorrente nas reuniões, workshops e palestras empresariais, a produtividade em vendas é essencial para as empresas enfrentarem os desafios do mercado atual.

Confira neste artigo dicas incríveis e ajude a melhorar os resultados da sua equipe!

O que é produtividade e por que ela é tão importante?

A produtividade de vendas é fundamental para o desenvolvimento do empreendedorismo inteligente, e é considerada pelos especialistas como um dos pilares das empresas do futuro.

Assim, ela se tornou um fator determinante para o sucesso de qualquer empresa ou negócio.

Apesar de ser um conceito tão discutido e disseminado, muitos ainda não compreendem o que ele significa e quais seus impactos dentro da cultura empresarial.

Afinal, o que é produtividade de vendas? Quais seus impactos no ambiente empresarial e por que ela é tão importante para as vendas?

É muito comum nos depararmos com pessoas que ainda confundem aumento de produção como aumento de produtividade, que apesar de parecerem sinônimos, têm significados distintos dentro do mundo empresarial.

Mais produção não significa mais produtividade

Produtividade é uma relação entre a quantidade e a qualidade do que é produzido x recursos (tempo, matéria prima, equipe, dinheiro, marketing, etc). Produção é o resultado quantitativo.

Na área de vendas, por exemplo, a produção trata do número de vendas realizadas em determinado período escolhido para análise.

Já a produtividade se refere à capacidade de produzir cada vez mais resultados, mas otimizando os processos e ferramentas, de forma a utilizar menos tempo e menos recursos, sejam financeiros ou mesmo de pessoal.

Isso significa que por meio do fortalecimento da produtividade, é possível obter resultados melhores em menos tempo e de forma mais eficiente.

Conceito de produtividade

Para memorizar o conceito de produtividade e torná-lo mais simples, é possível dizer que produtividade é minimizar o uso de recursos (materiais, mão-de-obra, máquinas, tempo).

De forma a reduzir custos de produção, expandir o mercado de atuação, permitir a expansão da carteira de clientes, do quadro de funcionários; ou seja, de forma a melhorar os resultados da empresa e seu desempenho a médio e longo prazo.

Aumentar a produtividade melhora os resultados

Quando falamos em produtividade de vendas, é impossível não questionar sua importância.

Afinal, por que esse é um conceito tão importante e que tem tamanho impacto nos resultados da equipe de vendas e da empresa como um todo, merecendo tanto destaque em artigos, cursos, workshops e palestras de vendas?

Como é possível visualizar, a melhoria do desempenho obtida por meio de ferramentas e técnicas que tornam a equipe mais produtiva e eficiente tem como efeito:

1. Aumentar os resultados;

2. Diminuir os custos;

3. Evitar desperdícios e;

4. Tornar a obtenção de metas e conquistas mais fáceis, dinâmicas e atrativas.

Também vale dizer que a produtividade de vendas vem ganhando cada vez mais importância devido aos resultados que podem ser obtidos.

Mais do que isso, por fazer com que os profissionais consigam atingir seu verdadeiro potencial, o que é fundamental para a realização pessoal e profissional.

Os segredos de como aumentar a produtividade de uma empresa

Quando tratamos de produtividade em vendas, é inevitável não pensarmos em grandes nomes do empreendedorismo mundial, como Bill Gates, Elon Musk e Steve Jobs.

Cada um, a seu modo e em suas áreas de atuação, foram e são exemplos de produtividade e de eficiência em vendas e, por isso, é interessante buscar compreender quais são os segredos da produtividade de cada um deles.

É possível identificar fatores em comum aos grandes nomes que citamos acima: todos eles são reconhecidos mundialmente por suas criações e produtos, mas também por serem completamente dedicados aos seus objetivos e por buscarem sempre o melhoramento e aperfeiçoamento.

Listamos algumas das características de produtividade de Steve Jobs e Bill Gates. Vamos ver?

O exemplo de Steve Jobs

Considerado por muitos um dos maiores nomes do empreendedorismo mundial e um grande empresário, Steve Jobs foi o criador de grandes sucessos de vendas, como o iPod, o iPhone e o iPad.

Mas ele também é considerado um dos empresários mais produtivos do Vale do Silício, devido a sua abordagem focada em resultados e sua busca constante pela inovação e pela perfeição técnica, estética e visual.

Sendo um dos maiores ícones da era digital e também um grande vendedor, Steve Jobs usou os conceitos de produtividade tanto no desenvolvimento de seus produtos (que sempre passaram por processos acelerados de desenvolvimento e testes), como também na adequação de suas linhas de produção, montagem e venda, que estão entre as mais eficientes do mundo.

Seu grande segredo, segundo biógrafos e estudiosos, foi nunca estar contente com os resultados obtidos, sempre buscando mais.

Isso foi expresso em sua famosa frase “Stay Hungry, Stay Foolish”, que pode ser traduzida como “mantenha-se faminto, mantenha-se aberto ao novo, ao aprendizado”.

Aprendendo com Bill Gates

Enquanto Steve Jobs sempre se mostrou um vendedor por natureza, Bill Gates manteve para si o título de criador produtivo, transformando ideias em realidade, como o sistema operacional Windows e todas as ferramentas e soluções desenvolvidas pela Microsoft.

Contrastando fortemente com as metodologias ousadas de Steve Jobs, Bill Gates sempre buscou a produtividade em fortalecer a confiança de seus colaboradores e de potencializar os resultados por meio da análise criativa e inteligente dos problemas, que acabavam por levar a resultados inesperados, mas muito positivos.

Segundo o próprio Bill Gates, o segredo da produtividade é não deixar as boas ideias para depois, sempre buscando desenvolver os planos, metas e objetivos assim que eles surgem, para que não haja procrastinação, atrasos ou desistências no meio do caminho.

Além de fortalecer a vontade e tornar o processo mais eficiente, a metodologia de Gates também ensina que é fundamental não se acomodar com os resultados obtidos, pois é possível desenvolver e obter resultados cada vez melhores através da análise crítica e da busca pela produtividade, como na produtividade de vendas e de negócios.

Produtividade X Excesso de trabalho

Quando falamos de produtividade, muitas pessoas ainda associam a obtenção de melhores resultados com excesso de trabalho ou horas extras, mas a verdadeira produtividade em vendas está exatamente no caminho oposto, ou seja, em obter resultados melhores com menos trabalho e gastos.

Como falamos acima, ao conceituar produtividade, ser produtivo significa potencializar os resultados, por meio de ferramentas de gestão; técnicas de gestão e de negociação; e mesmo de mudanças nos processos de vendas, que garantem melhores resultados e mais eficiência no dia a dia.

Muitos especialistas consideram, inclusive, que o excesso de trabalho é um grande inimigo da produtividade, já que ele acaba por limitar o desempenho; causa excesso de cansaço e de estresse; e até mesmo faz com que o trabalho se torne um desconforto, o que faz com que os resultados obtidos fiquem abaixo do esperado.

Para garantir que sua equipe obtenha grandes resultados e realmente conte com aumento de produtividade de vendas, é fundamental conscientizar gestores e colaboradores de que a qualidade dos resultados é mais importante do que o aumento do número de horas trabalhadas por dia.

Como aumentar a produtividade de vendas da empresa

Agora que já tratamos da importância da produtividade para quem vende e dos efeitos positivos que uma abordagem mais inteligente em eficiência pode trazer para sua equipe e para sua empresa, que tal falarmos de como colocá-la em prática?

É possível listar 3 elementos fundamentais para que sua equipe e seus colaboradores sejam mais produtivos e conquistem resultados cada vez melhores. Confira agora!

Planejamento é fundamental

Esse ponto deve ser primordial em qualquer empresa ou negócio, o planejamento é imprescindível para que sua equipe consiga aumentar o desempenho e conquistar melhores resultados.

Planejar o processo de vendas significa determinar quais serão os passos e procedimentos adotados no contato com o cliente, na análise e desenvolvimento dos leads, nas métricas de monitoramento de produtividade e também na gestão eficiente da força de vendas e de seus resultados.

Também vale destacar que no planejamento também está inclusa a análise do público-alvo; das medidas de venda, de marketing e de comunicação; e até mesmo na análise interna de desempenho, para corrigir problemas e potencializar os resultados individuais e de equipe.

Pilar 2 – Treinamento e capacitação de vendedores

Considerado por muitos gestores e empreendedores um dos elementos mais importantes de qualquer equipe de vendas, a capacitação e o treinamento contínuos são fundamentais para que sua equipe consiga atingir a máxima produtividade de vendas e conquistar resultados cada vez melhores.

Enquanto no passado as empresas buscavam contar com os “grandes talentos”, o empreendedorismo do século XXI é baseado em saber como treinar sua equipe e fazer com que todos sejam capazes de alcançar desempenhos melhores e oferecer resultados mais atraentes e eficientes.

Como o processo de vendas está em constante mudança e evolução, buscando acompanhar os desejos e necessidades dos clientes, é fundamental que o aprendizado também seja constante, o que pode ser garantido por meio de treinamento contínuo e de qualidade, que fará com que a produtividade de vendas seja aumentada como um todo.

Boas ferramentas de gestão de vendas são fundamentais

Assim como os métodos de abordagem de clientes mudou muito nos últimos anos, as ferramentas de trabalho para as equipes de venda também precisam evoluir e acompanhar as mudanças e necessidades do mercado e dos clientes, que são cada vez mais conscientes e exigentes.

Contar com uma ferramenta de CRM de Vendas garante que sua equipe de vendas consiga prospectar melhor os clientes; manter controle detalhado de negociações, contatos e vendas; obter relatórios importantes de desempenho individual e geral e; fazer com que seja possível aumentar a produtividade de vendas de forma expressiva.

Veja também: Produtividade de Vendas: os 4 segredos das empresas de sucesso [+ Infográfico]

Como transformar a produtividade em hábito

Além de aumentar os ganhos da empresa e potencializar os resultados da equipe de vendas, a produtividade dos vendedores também é importante para a valorização profissional e para garantir que os objetivos pessoais e profissionais sejam obtidos de forma mais eficiente e constante.

No entanto, para que seja possível fazer da produtividade um elemento de rotina, é fundamental fazer com que ela se torne um hábito dentro de todos os processos realizados.

Isso significa transformar o conceito de produtividade em elemento consciente e de importância dentro da cultura da empresa.

Além de fazer com que os resultados obtidos sejam melhores, transformar a produtividade em hábito também fortalece as relações de trabalho e o desempenho conjunto da equipe.

Assim, torna a satisfação pessoal e profissional mais frequente e constante, garantindo maior motivação e resultados.

3 Dicas de como aumentar a produtividade de uma empresa

Agora que já falamos da importância da produtividade e explicamos os pilares fundamentais da produtividade de vendas, iremos apresentar 3 dicas para aumentar a produtividade em vendas da sua empresa.

Em conjunto, esses três insights podem aumentar os rendimentos de sua empresa e também garantir maior satisfação pessoal e profissional.

Dica 1 – Saiba priorizar tarefas importantes e gerenciar o tempo

Uma das reclamações mais constantes do meio corporativo é que o tempo parece estar cada vez mais curto e, para garantir melhores resultados e maior produtividade, é fundamental saber gerenciar o tempo e priorizar as tarefas importantes.

Muitas vezes as equipes de vendas tem sua produtividade limitada por questões externas, ou seja, por elementos que estão fora de sua gestão, como sistemas de vendas inoperantes, processos excessivamente complicados ou mesmo por burocracias desnecessárias.00

No entanto, também existe uma grande perda de resultados por questões como falta de motivação, procrastinação no trabalho e desorganização e ingerência de tempo para as tarefas do dia a dia.

Se você deseja potencializar seu resultado ou de sua equipe de vendas, é fundamental contar com um sistema de gestão de vendas eficiente e saber valorizar e gerenciar o tempo de cada tarefa realizada.

Dica 2 – Mantenha-se atento e pronto para aprender

Outro elemento fundamental do desempenho eficaz e do aumento da produtividade de uma empresa está em se manter sempre atento e aberto para o aprendizado.

Assim como as ferramentas comerciais, os produtos devem evoluir de acordo com as demandas do mercado, o profissional também deve se manter atualizado e pronto para mudar suas técnicas e abordagens.

A conquista de melhores resultados está diretamente relacionada ao desenvolvimento pessoal e profissional e, para garantir que a produtividade de vendas de sua equipe esteja sempre em alta, é fundamental que os colaboradores estejam prontos para revisar seus métodos e conhecimentos.

Dica 3 – Monitore suas vendas e aprenda com cada uma delas

Cada negociação, venda e cliente são diferentes dos anteriores, o que faz com que o processo de vendas seja um aprendizado constante.

No entanto, é fundamental que a equipe de vendas esteja atenta a cada processo e realize o monitoramento constante de cada um deles, visando identificar quais são os fatores de sucesso e quais deles necessitam de mudanças.

Realizando o monitoramento de suas negociações e vendas por meio de um placar de vendas ao vivo é possível identificar quais são os processos que trazem melhores resultados.

Além disso, consegue obter relatórios de desempenho individuais e coletivos e até mesmo realizar projeções e análises dos procedimentos de compra e venda de sua empresa.

O placar de vendas é um item fundamental para analisar o desempenho da sua equipe de vendas, sendo possível traçar novos planejamentos e treinamentos em cima das qualidades e dificuldades do seu processo de vendas.

DNA de Vendas

A produtividade de vendas é cada vez mais importante para que sua empresa se destaque no mercado e, por isso, é interessante contar com conhecimento profissional; aprendizado constante e direcionado e; com um apoio qualificado que garanta resultados.

Se você deseja potencializar seus resultados e melhorar a produtividade da sua equipe, conte com a DNA de Vendas!

A DNA de Vendas é a mais completa consultoria de vendas para aumento de produtividade e treinamento de vendas do Brasil.

Com experiência em mais de 35 segmentos do mercado, vem contribuindo para o aumento das vendas das maiores organizações do país, através do alinhamento da metodologia dos 4 Pilares de Produtividade de Vendas: Pessoas, Processos, Gestão e Tecnologia.

DNA For Small

Nós temos programas de vendas para cada tipo de negócio, focados em resultados concretos de aumento de produtividade de vendas, inclusive para pequenas e médias empresas.

Conheça as nossas possibilidades e fale com um dos nossos consultores.

Como aumentar a produtividade de vendas de uma empresa?
5 (100%) 2 votos

Comments

comments

Categories:
  Consultoria de vendas, Dicas de Vendas, Produtividade de Vendas
este artigo foi compartilhado 0 vezes
 000