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Como a Consolide dobrou o número de vendas com a mesma quantidade de leads após consultoria da DNA for Small

por DNA de Vendas 1 mês atrás

Nem sempre a falta de resultados está na quantidade de leads gerados. Você acompanha as suas taxas de conversão? Será que elas estão dentro do esperado?

Foi a partir dessa observação que a Consolide conseguiu dobrar o número de vendas, sem precisar aumentar a entrada de leads do seu negócio.

“Com a consultoria da DNA de Vendas for Small, foi possível enxergar exatamente quais eram os gargalos do negócio e traçar um plano efetivo para escalar as vendas”, comenta Alan Marcos, CEO da Consolide.

Se identificou com a história? Então confira mais um case de sucesso da DNA!

Quem é a Consolide?

A Consolide é uma startup que atua no segmento de registro de marcas para micro e pequenas empresas em toda a extensão brasileira. Nasceu em 2017 e hoje já é líder na sua área de atuação, atendendo mais de 4 mil clientes por mês.

O grande diferencial da Consolide é desburocratizar e trazer maior agilidade ao pedido de registro de marca. Eles conseguem realizar o protocolo para pedido do registro em apenas um dia útil, o mais rápido do mercado.

O que a Consolide queria melhorar?

Como todo gestor, Alan queria melhorar resultados, afinal, ainda que a empresa apresentasse bons números, ele sabia que podia crescer mais.

Em entrevista, Alan conta que, para ter escalabilidade da área comercial, foi concluído que seria necessário ter uma metodologia de vendas mais eficaz e alinhada ao perfil da empresa.

Ele queria entender mais sobre números, métricas, dinâmica de time e, principalmente, ter um pipeline de vendas efetivo. Dessa forma, os gestores poderiam trazer mais eficiência para o time e potencializar resultados.

Foi a partir dessa vontade que ele percebeu que, para implementar a melhor metodologia para o negócio, seria crucial ter o auxílio de uma consultoria com expertise no assunto e resultados comprovados no mercado.

A ajuda iria fornecer resultados rápidos de forma assertiva, já que os consultores saberiam exatamente o que deveria ser analisado e quais processos são mais efetivos de acordo com o formato de venda da empresa.

Foi então que eles fecharam negócio com a DNA de Vendas for Small e potencializaram seus resultados nos meses seguintes.

Diagnóstico: o que impedia a Consolide de crescer

O diagnóstico é a parte mais importante de uma consultoria. É com base nele que o consultor terá contato com a real situação da empresa, seu método de vendas, resultados, processos e objetivos, e, a partir dessas informações, desenhar o que precisa ser melhorado.

Na DNA for Small, o diagnóstico é feito a partir de uma análise SWOT e de conversas com gestores e outros líderes do time. Na análise, é feito um planejamento estratégico da empresa, identificando as forças e fraquezas e oportunidades e ameaças.

Com isso, é possível identificar quais são os diferenciais da empresa e o que a impede de crescer no seu segmento. Esse ponto é importante porque é feita uma análise minuciosa, tanto dos processos internos como do mercado de atuação e concorrência.

Assim, ficou constatado que a Consolide tinha um número expressivo de leads e, igualmente, de perda em cada etapa do funil. Isso indicou uma ineficiência de conversão no time de vendas.

Além disso, o número de vendedores não era compatível com o volume de oportunidades. Eles acabavam sobrecarregados, sem dar a devida atenção e acompanhamento a cada potencial cliente.

Outro problema que impedia o melhor aproveitamento dos leads era a falta de um funil de vendas apropriado para o negócio e o melhor entendimento das métricas de vendas certas, bem como um CRM adequado para a melhor visualização de dados de clientes.

Aplicando os 4 Pilares da Produtividade: como funcionou a parceria entre a Consolide e a DNA de Vendas for Small

A DNA for Small utiliza uma metodologia exclusiva baseada nos 4 Pilares da Produtividade: Processos, Gestão, Tecnologia e Pessoas.

Dessa forma, acreditamos que esses quatro aspectos são fundamentais para impactar os resultados de uma empresa e melhorar a produtividade de vendas

Processos

Para melhorar os processos, foi construído um playbook de vendas. Ele é um guia para a área, no qual estão descritos todos os procedimentos e atividades que cada cargo estará encarregado de exercer. Essa ferramenta é benéfica para ajudar a estruturar e padronizar a área de vendas, evitando sobrecarga de trabalho.

 

Gestão

No quesito gestão, foram estipulados indicadores eficientes para análise e acompanhamento de resultados, tanto da equipe de vendas como das metas. Assim, o gestor teria maior controle dos números e maior previsibilidade para montar suas estratégias.

Tecnologia

A tecnologia é essencial para os processos de vendas! O CRM de Vendas, por exemplo, é uma ferramenta fundamental para acompanhar o lead do início ao fim do ciclo. Por isso, a DNA busca pelo software com as características que melhor atendem aos requisitos da empresa, afinal existe uma infinidade de possibilidades.

Nesse ponto, foi possível sanar o principal desafio da empresa: otimizar os leads, aumentar a taxa de conversão em cada fase do funil e ter as informações detalhadas de cada cliente.

Pessoas

O diagnóstico traz informações importantes acerca do time de vendas e a melhor maneira de conduzi-los para alcançar os resultados desejados. O que está faltando? O que pode ser mudado? O que pode ser otimizado?

A partir disso, foram definidos indicadores próprios para a área de vendas que iriam ajudar os vendedores a desempenharem melhor seu trabalho.

Após todas essas mudanças, é claro que os resultados não demoraram a aparecer.

Quais foram os resultados alcançados com a consultoria?

Quando perguntado sobre os resultados gerados pela consultoria, Alan é enfático ao afirmar que, para ele, o maior benefício foi potencializar os resultados com a quantidade de leads que eles já tinham.

O diagnóstico apontou que a quantidade de leads da Consolide era alta e a taxa de conversão, baixa. Portanto, eles poderiam deixar de focar um pouco na atração e se concentrar no discurso de vendas e gatilhos de passagem para otimizar esses leads.

“Nós dobramos o time comercial e também dobramos a quantidade de vendas sem produzir mais leads, só fazendo os ajustes necessários”, afirma Alan.

Com a consultoria, eles passaram de uma equipe de 12 vendedores para 24. Com uma quantidade boa de leads para cada vendedor, começaram a acompanhar melhor cada lead e a realizar mais fechamentos de vendas.

Alan também fala que os resultados vieram de forma exponencial, aumentando a cada mês. Essa consolidação trouxe maior segurança e previsibilidade para os planejamentos.

Por que a consultoria comercial é o ponto de partida na melhoria de resultados

Para Alan, é sempre possível melhorar quando se fala em processos empresariais. Por isso, ele acredita que estar sempre em busca de melhorias é importante para o crescimento de um negócio.

Com esse pensamento é que ele procurou a DNA de Vendas. Para ele, ter o auxílio de pessoas que possam ajudar com novas perspectivas na área de vendas é um diferencial para empresas que querem crescer e melhorar seus resultados. Afinal, a rotina de trabalho pode mascarar pontos que não estão mais se desenvolvendo no negócio.

Por isso, a consultoria comercial trabalha como uma ponte para potencializar resultados e aprimorar os processos de um negócio.

O que você está esperando para também se tornar líder no seu segmento? Fale com um de nossos consultores para melhorar seus resultados!

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DNA de Vendas

Somos a DNA de Vendas, a mais completa consultoria de vendas voltada para o aumento de produtividade de vendas do Brasil.

Com experiência em mais de 40 segmentos do mercado, a empresa vem contribuindo para o aumento das vendas das maiores organizações do país, por meio do alinhamento da metodologia dos 4 Pilares de Produtividade de Vendas: Processos, Gestão, Tecnologia e Pessoas.

Categoria:
  Cases de Sucesso
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