Home  /  Marketing  /  4 passos iniciais para sua empresa começar a trabalhar com Inbound Marketing

4 passos iniciais para sua empresa começar a trabalhar com Inbound Marketing

por Resultados Digitais 4 meses atrás

Que o Inbound Marketing é uma excelente metodologia para trazer resultados e novos clientes para sua empresa provavelmente você já sabe. Mas o que muitas empresas sentem após horas de leitura e aprendizado é: ok, mas como começar? Será que funciona pra mim? Como dou o primeiro passo?

Se você sente que já sabe como funciona a metodologia, mas não conseguiu ainda colocar a teoria em prática, esse conteúdo é para você.

Os 4 passos abaixo são os marcos de sucesso da fase 1 da Metodologia Máquina de Crescimento da Resultados Digitais. Conheça cada um deles, comece a planejar e colocar em prática a sua estratégia de Inbound Marketing:

1. Mecânica de geração de Leads

Nessa primeira etapa, vamos iniciar um processo de geração de leads qualificados. O principal objetivo é criar uma estratégia para gerar leads que se tornarão oportunidades de negócio.

Primeiramente, é necessário criar uma oferta, ou seja, gerar um conteúdo em formato de eBook, infográfico, planilha, webinar etc., solicitando o contato do visitante em troca do conteúdo ofertado. Para solicitar as informações, o usuário deverá cadastrar-se em um formulário disponível em uma landing page (página de conversão).

Após criar o conteúdo e ofertá-lo via landing page, é necessário divulgá-lo em todos os seus canais digitais: anúncios patrocinados, site, redes sociais, entre outros. Vale lembrar a necessidade de avaliar a qualidade dos leads que estão sendo gerados, bem como a taxa de conversão da landing page (relação de número de visitantes que visitam a página e número de leads gerados).

Lembre-se de que os leads precisam ser qualificados para um futuro contato comercial de apresentação de seu produto ou serviço.

Em resumo, os passos são:

  • criar uma oferta;
  • criar uma landing page;
  • promover a landing page;
  • qualificar os leads gerados.

2. Relacionamento por email

Depois, chegou a hora de criar as primeiras ações para relacionamento com os leads gerados. Nessa etapa é necessário nutrir o lead para levá-lo adiante na jornada de compra.

Para iniciar o relacionamento por email, é necessário definir um calendário de programações de conteúdos, segmentações e datas de envio. Para manter um fluxo de relacionamento, é importante dispor de uma organização que lhe permita estar presente na caixa de entrada do lead com uma frequência agradável e conteúdos relevantes.

A segmentação é imprescindível nessa etapa. Agrupar os leads de acordo com conteúdos baixados, estágio do funil, interesse em seus eventos, contatos com a sua empresa e, também, perfil são ações importantes para entregar o conteúdo certo para a pessoa certa, gerando interesse e relevância para seus contatos.

Nessa etapa, também é muito importante estar atento às taxas de abertura, taxas de cliques, bounces e descadastramentos dos seus emails. Eles lhe oferecem ótimos indícios de melhorias em sua estratégia.

Após definir o calendário de envio e as segmentações, organize os templates de e-mails com os call to action (CTAs) necessários para identificar o interesse dos leads e acompanhá-los na qualificação para um contato comercial.

Agende o envio para os melhores horários, comece a fazer testes e não se esqueça de monitorar os resultados de cada campanha enviada.

Em resumo, os passos são:

  • definir calendário básico de envio;
  • definir critérios de segmentação básico;
  • limpar e importar base;
  • definir templates e CTAs;
  • disparar campanha;
  • analisar resultados.

3. Planejamento de conteúdo

Já começamos a dar os primeiros passos no Marketing de Conteúdo. Agora, focamos em volume e recorrência da produção de conteúdo e precisamos organizar diversas iscas para manter uma estratégia complementar. Chegou a hora de começar a produzir conteúdos para o seu blog.

Nessa etapa, como nas etapas anteriores, é importante manter um planejamento, ou seja, definir a pauta do que será produzido, voltado a qual persona, além de avaliar quem será o responsável por essa produção (equipe interna ou equipe terceirizada). Defina, inclusive, as datas de finalização da escrita, revisão e publicação em um calendário de postagens.

Volte seus olhares para o blog e organize pelo menos um post por semana e um material rico por mês. Ele deve manter a frequência e ter relação com suas ações de Marketing Digital, ou seja, não se esqueça de criar CTAs para divulgar seus conteúdos já produzidos.

O blog será sua porta de entrada para dúvidas dos visitantes e, consequentemente, você poderá levá-los à conversão. Ao conhecer mais de seus conteúdos, eles poderão entrar em um fluxo de email marketing e será possível, assim, vender para os leads.

Em resumo, os passos são:

  • planejamento de recursos;
  • definição de tema e estratégia (simplificação de persona);
  • definição do calendário de postagens;
  • criação do blog e CTAs;
  • produção e promoção de 4 posts em um mês;
  • produção e promoção de um material rico por mês.

4. Primeiras vendas

Aqui se estruturam os passos principais para o processo de vendas aos clientes Inbound. Lembre-se de que a venda Inbound necessita de uma abordagem diferente da venda tradicional. Esse lead já tem um relacionamento com a sua empresa, foi qualificado, te deu diversas informações sobre ele. Agora, é preciso em uma abordagem de venda consultiva.

O primeiro passo é criar um roteiro, organizando as formas de abordagem (email ou telefone, por exemplo) e tempo de espera entre um contato e outro. O lead deve ser qualificado por um vendedor, o qual entenderá seu momento na curva de aprendizado e lhe indicará a melhor solução para a sua necessidade.

Realize o primeiro contato e comece a apresentar sua solução. Lembre-se de que você não deve vender o seu produto, mas sim a forma como ele vai ajudar o seu potencial cliente.

Não seja invasivo, mas não se esqueça de prever o momento do fechamento. Depois de todo o processo de geração, nutrição, relacionamento e qualificação, chegou a hora de vender para o lead!

Em resumo, os passos são:

  • criação de um roteiro de abordagem consultiva;
  • qualificação de leads por um vendedor;
  • conexão consultiva;
  • venda/fechamento (seguindo o processo existente).

O Inbound Marketing, aplicado segundo essa metodologia, oferece muitas oportunidades para as empresas. Ele facilita a implementação do digital nas estratégias de marketing, além de possibilitar segurança para gerar mais vendas com passos claros e um caminho a seguir.

Não se esqueça de mensurar todos os processos e analisar os resultados. Coloque esse passo a passo em prática! Mas, antes, conte para a gente nos comentários como você pretende iniciar essa metodologia em sua empresa. Ótimos resultados aguardam por você!

Guest post escrito pela Resultados Digitais, empresa especializada em Marketing Digital de Resultados e criadora do RD Station, software de automação de marketing.

Comments

comments

Categoria:
  Marketing
este artigo foi compartilhado 0 vezes
 000