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O que aprendemos no RD On The Road – o maior evento itinerante de marketing e vendas do Brasil

por Kamila Dutra 4 semanas atrás
rd on the road vendas e marketing

Você já ouviu falar do RD On The Road? O OTR é um evento itinerante de marketing e vendas produzido pela maior Scale-up de marketing digital do país: a Resultados Digitais.

Em 2017 ele percorreu 11 cidades do país, com os maiores profissionais da área, ensinando e educando os participantes sobre esse poderoso universo de possibilidades que o marketing digital oferece para as empresas.

Isso mesmo! E nós, da DNA de Vendas, estivemos nas 11 praças, como expositores e também com a participação da nossa CEO de Vendas – Lúcia Haracemiv – como uma das principais palestrantes de vendas do evento.

Com um saldo positivo de experiências e aprendizados na conta, resolvemos compartilhar um pouquinho do que aprendemos por lá com vocês.

Vamos lá?

Qual a importância do RD On The Road para as empresas?

O mercado do marketing digital é relativamente novo e impactante. Assim como todo o universo tecnológico, ele representa aquilo que os maiores pesquisadores da área afirmam: a cultura digital transforma vidas, por compartilhar e propagar conhecimento.

Quando falamos em marketing digital isso se intensifica, pois se você parar para pensar, os maiores educadores sobre o tema não estão nas salas de aula habituais, estão na internet.

Os assuntos podem ser achados no maior buscador de pesquisas do mundo, com apenas poucos cliques. Isso é extremamente relevante!

A forma de ensinar e de aprender está mudando completamente.

Nossa CEO costuma dizer que as novas estratégias de marketing no mundo digital estão se tornando a maior metodologia de educação dos últimos tempos.

É revolucionário! Mas aí você se questiona, já que o marketing digital está na internet, com tanto poder de alcance, qual a razão desse evento? Se tudo está disponível aqui, no Google?!

Como profissional de marketing eu te respondo:

Nenhuma estratégia se solidifica sozinha!

Então, logo de cara aprendemos duas lições com uma das maiores empresas de marketing digital do país: quanto mais próximo dos seus clientes, melhor e; o marketing digital não veio excluir as estratégias tradicionais de marketing.

2 lições de Marketing que a RD ensinou fazendo o Oh The Road

1. O Marketing Digital não exclui estratégias do Marketing tradicional

Qual é um dos princípios básicos do marketing digital, especialmente na estratégia de Inbound Marketing? Educar para vender.

A ideia é educar o mercado, produzindo o melhor conteúdo possível, esclarecendo as dúvidas dos clientes, para que eles compreendam as necessidades que possuem e possam comprar o melhor serviço/produto que resolva sua dor.

Se sua empresa faz isso, ela tem grandes chances de gerar credibilidade e confiança.

Em torno disso existem várias estratégias de atração e conversão do público. Mas o que preciso que você se atenha é que essas estratégias são formas do seu target te encontrar na internet e manter um relacionamento com a sua empresa.

A Resultados Digitais, assim como a Rock Content, são especialistas nisso. As duas empresas criaram no Brasil uma máquina de produção de conteúdo e geração de leads e vêm ensinando isso ao mercado ao longo dos últimos anos. Profissionais de marketing, donos de empresas, CEOs e diretores estão entre as principais personas da Rock e RD.

As estratégias deles na internet são incríveis e se você buscar algo sobre marketing digital, ‘‘certamente’’, encontrará uma das duas empresas na primeira página do buscador.

Se elas são tão competentes assim, então por que a Resultados Digitais criou um evento físico para rodar o Brasil, se ela – com menos recursos – pode fazer isso pela internet?

Porque essa é primeira e maior lição que uma das empresas mais especialistas de marketing do país nos ensinou:

Sua estratégia de marketing digital não pode ser desvinculada de outras táticas offline.

O método face a face continua sendo muito importante. O evento serve para firmar uma proximidade e parceria com o público. Serviu para dizer, estamos aqui e lá!

E isso é parte do segundo ensinamento:

2. Invista sempre em um relacionamento próximo com seu público

Esse é um princípio básico de marketing e vendas.

O cliente é e sempre será o condutor das estratégias da empresa. Quanto mais próximo você estiver dele, mais confiança e credibilidade você terá.

Ao proporcionar esse evento, a Resultados Digitais conseguiu que seu público-alvo, especialmente profissionais de marketing (responsáveis pela utilização da plataforma RD Station), tivessem um contato maior e mais impactante com vários especialistas da área.

E é aquilo que já falamos para vocês sobre a importância de palestras. Elas têm uma finalidade de gerar impacto e motivação instantânea! Seu efeito é muito grande e se utilizar delas em alguns momentos é muito importante para a empresa.

Assim, a RD conseguiu dois objetivos imediatos com isso:

  1. Para os participantes que participaram do evento e já eram clientes, ela conseguiu aumentar ainda mais sua credibilidade e fidelidade com seu público.
  2. Para os que não eram clientes, ela demonstrou autoridade e referência no mercado digital, e terá grandes chances de converter esse público quando eles puderem contratar o que a RD oferece.

Precisamos ressaltar ainda duas dicas de um dos maiores especialistas de Inbound Marketing do país, Vitor Peçanha.

2 Dicas de Peçanha (Rock Content) sobre Marketing de Conteúdo [exclusivas para a DNA de Vendas]

Quem entende o mínimo que seja de Marketing de Conteúdo já ouviu falar ou conhece Vitor Peçanha, co-founder da Rock Content.

Encontramos ele no evento e pedimos para que ele nos desse duas dicas rápidas de Marketing de Conteúdo, para ajudar na estratégia do seu time.

Vamos ver?

1. Faça um planejamento antes de executar

O erro mais comum em marketing de conteúdo são as pessoas que focam em escrever e produzir o conteúdo antes de montar o planejamento.

Então a primeira dica é: planeje bastante antes de começar a criar conteúdo.

  • Defina seu objetivo;
  • Defina para quem está fazendo;
  • Defina como vai fazer esse conteúdo.

2. Documente toda sua estratégia

Tudo que você está fazendo tem que ser documentado.

Vai publicar guest post? Faça um check-list do que você tem que falar. E não esqueça de criar um calendário editorial. Porque só assim você aprende!

É isso!

Com mais de 31 palestrantes, certamente aprendemos muitas coisas nas cidades que passamos. Sem contar todos os contatos que tivemos no nosso stand, compartilhando experiências com os participantes do evento.

Mas a última e principal lição que fica do RD On The Road é:

Você faz marketing para que sua empresa possa vender mais!

Não esqueça disso!

Porque os profissionais de marketing podem criar as melhores estratégias possíveis de atração, mas se não houver um alinhamento com a equipe de vendas, o resultado final não será positivo.

Quem faz o gol é o time de vendas!

O time de marketing tem que se preocupar com isso!

Inclusive, a palestra de vendas de Lúcia Haracemiv trata exatamente disso: Sales, da estratégia à execução! Ou seja, desde o alinhamento do marketing até a passagem de bastão para o time de vendas, como isso deve acontecer?

Se quiser assistir a palestra completa, é só clicar abaixo.

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RD Summit – Desconto Exclusivo

O RD On The Road já passou mas ainda teremos o Maior Evento de Marketing Digital e Vendas da América Latina, o RD Summit 2017, nos dias 18, 19 e 20 de outubro.

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Quer saber mais? Clique aqui e conheça sobre o RD Summit

Quem sabe não nos encontramos por lá?

Um abraço e até a próxima!

DNA de Vendas

A DNA de Vendas é uma das mais completas consultorias de vendas para aumento de produtividade e treinamento de vendas do Brasil. Tem programas de educação corporativa de vendas específicos para cada negócio.

Com experiência em mais de 31 segmentos do mercado, vem contribuindo para o aumento das vendas das maiores organizações do país, através do alinhamento da metodologia dos 4 Pilares de Produtividade de Vendas: Pessoas, Processos, Gestão e Tecnologia.

Caso queira saber mais, fale com um de nossos consultores de vendas.

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