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Como escolher a melhor palestra de vendas para seu Evento Corporativo

por DNA de Vendas 4 dias atrás
como escolher palestra de vendas para seu evento corporativo

O mercado de palestras corporativas aumentou muito. A demanda é crescente e cada vez mais empresas buscam por profissionais capazes de gerar impacto em sua equipe. Para efeitos ainda mais assertivos, procuram por palestrantes que foquem em temas específicos. Pensando nisso, criamos este artigo para que você saiba como escolher a palestra de vendas ideal para seu evento corporativo.

Vamos lá?

Tudo começa com um porquê!

Por que contratar uma Palestra de Vendas?

Porque um palestrante de vendas vai conseguir transmitir, em cerca de 1 hora, algo que talvez o gestor não consiga em uma semana ou mês inteiro de instrução.

Não por incompetência dos gestores. Mas porque o ambiente de uma palestra é mais favorável para transmitir sensações mais intensas, que geram impacto no comportamento.

Na palestra não há cobranças, não há rotina burocrática de trabalho. As pessoas estão lá como um momento de aprendizado sem compromisso de resultados. Além disso o palestrante traz exemplos de diversas outras empresas e profissionais.

Bons palestrantes de vendas conseguem envolver aquele público de maneira que eles saiam do espaço com vontade de crescer, aprender e fazer mais por ele e pela própria empresa.

As palestras de vendas são extremamente importantes, não apenas para os vendedores da empresa, mas para os outros colaboradores também, especialmente os profissionais de marketing.

Isso porque a área de vendas não é um campo isolado e distante da empresa. Ao contrário, ela é a ponta da lança e precisa que todas as outras áreas façam seu trabalho bem feito para que ela funcione bem.

Quer ver um exemplo? Nossa CEO de vendas, Lúcia Haracemiv, deu uma palestra sobre métricas de vendas no maior evento de Marketing da América Latina (RD Summit) e foi um sucesso. Porque aqueles profissionais perceberam a importância do seu trabalho no sucesso das vendas da empresa.

Se quiser assistir a palestra completa é só clicar na imagem abaixo.

É a área de vendas que coloca dinheiro para dentro da empresa. Se ela não funciona, a empresa quebra. E todas as pessoas precisam ter consciência disso. Inclusive sobre o impacto que o seu trabalho ocasiona nos resultados finais das vendas.

Infelizmente esse é um erro comum das empresas. Elas acham que os problemas de vendas se restringem aos profissionais e atividades dessa área. Mas estão enganados. Muitos deles são ocasionados por gaps de funcionamento de outros campos da operação. Por exemplo, como esperar vender mais se o vendedor passa boa parte do tempo resolvendo questões de logística e pós-venda?

Ou então, como esperar que as vendas aumentem se a maioria dos leads que o marketing entrega são desqualificados? Além disso, será que seu time de marketing acompanha o lead durante o processo de vendas, analisando o funil de vendas até o final alinhado em estratégias de relacionamento?

Esses outros profissionais também precisam entender a importância de vendas e a parte que lhes cabe nesse processo. Mas infelizmente pouco se fala sobre os impactos que outras áreas geram na produtividade de vendas da empresa.

Portanto, uma palestra de vendas não serve apenas para vendedores. Ela pode ser eficaz para todos os outros colaboradores do negócio. Porque no fim, todos trabalham para que as vendas da empresa melhorem sempre.

Vamos ser ainda mais precisos!?

Para que servem as Palestras sobre Vendas?

Basicamente as palestras de vendas servem para gerar motivação e reflexão, mas também conhecimento sobre a área. Seus resultados são mais subjetivos e intangíveis, mas são capazes de gerar um impacto instantâneo enorme.

Por serem inspiradoras, elas proporcionam aos participantes uma carga de entusiasmo e adrenalina que pode ser bem aproveitada pela empresa.

Ainda mais quando a organização busca dar continuidade aos ensinamentos da palestra em suas atividades diárias, inclusive com workshops de vendas para trabalhar determinada competência.

Por durarem entre 40 minutos e 1 hora e meia, elas não têm a finalidade de mudar aspectos da cultura organizacional. Seus efeitos são mais discretos e pontuais.

De acordo com a entrevista à Revista EXAME de Melissa Werneck, diretora de gente e gestão da ALL (América Latina Logística), ‘‘não adianta achar que a vida das pessoas vai mudar por causa disso, mas se gerou reflexão, já alcançamos um resultado’’.

Para Melissa, ‘‘algumas frases faladas por esses palestrantes há dez anos na empresa são repetidas até hoje, elas viram metáforas internas, o que significa que a mensagem foi captada’’.

É importante mencionarmos também os efeitos disso no relacionamento entre empresa e colaborador. Pois as palestras são uma forma deles enxergarem cuidado e preocupação da empresa com eles.

Soraia Lemos, gerente executiva de RH da AeC, também em entrevista para a Exame, disse que os funcionários ‘‘enxergam isso como um presente’’.

Especialmente porque a palestra consegue emitir ensinamentos que vão além do escopo empresarial.

Agora, se o que você busca é mais algo mais técnico e pontual, talvez a palestra de vendas não seja o ideal nesse momento. Programas de workshops de vendas específicos para seu negócio ou capacitação de educação contínua podem ser a solução.

Qual a diferença entre Palestras, Workshops e Educação Contínua de Vendas?

Como você percebeu, a palestra de vendas tem um tempo mais curto e tem uma finalidade mais motivacional, para gerar um alto impacto na equipe.

Já os Workshops de vendas têm uma duração mais longa, que varia de 4, 8, 16 ou 32 horas. Eles servem para desenvolver alguma competência específica nos vendedores, ou na liderança.

Por sua vez, a capacitação de educação contínua funciona quando há necessidade de desenvolver mais de uma competência na equipe de vendas, de forma contínua, coordenada e com métricas de resultado.

Se você quiser saber mais sobre as diferenças entre elas, os objetivos e pontos forte de cada uma, você pode ler este artigo: Quando contratar uma palestra, um workshop ou capacitação contínua de vendas?

É muito importante ter noção sobre os objetivos e os impactos que cada uma gera, assim você conseguirá ser mais assertivo em relação à necessidade do seu time.

Mas vamos continuar!

Agora que você entende para que serve uma palestra de vendas e por que contratar uma, vamos saber como fazer isso.

Como escolher um Palestrante de Vendas para seu evento corporativo?

Bom, como você leu até aqui, quanto mais precisa for a sua decisão na escolha da solução do seu problema, mais resultados você terá.

Existem diversos tipos de palestrantes, os mais genéricos, os que são exclusivamente motivacionais e os especialistas.

Como toda palestra, o tom motivacional é importante e essencial. Mas só isso não vai ser suficiente. Especialmente se a sua dor é específica em vendas. É preciso gerar inspiração com conteúdo.


Por isso, o mais importante ao escolher um palestrante de vendas é que ele seja um especialista em vendas. Uma pessoa que busca incessantemente inovar na área de vendas. Que apresente conceitos que surpreendam o público e o façam repensar suas práticas.Que envolvam pela razão e pela emoção de forma a tornar a vivência inesquecível.

Isso mesmo! Não adianta alguém aleatório que ‘‘fala bonito e não sabe o que diz’’, ou não diz nada. Você precisa de alguém que tenha domínio e boa oratória, que conquista ao mesmo tempo que ensina. Que possua experiência prática e atual de operações de vendas.

Não adianta o palestrante ter sido um bom vendedor, gestor e diretor e ter passado os últimos anos só como palestrante, pois as operações de vendas são reinventadas todos os dias. E quem está fora do jogo já perdeu a velocidade e a visão das jogadas.

Contratar palestras exclusivamente motivacionais gera efeitos? Gera. O palestrante pode ser um bom orador. Mas você pode, com o mesmo investimento, gerar ainda mais impacto.

E isso só um especialista pode te dar.

Aliás, se você quer saber como motivar seu time, estes dois artigos podem te ajudar:

Portanto, ao pensar em contratar um palestrante para sua convenção de vendas ou evento corporativo, pense no que ele pode ensinar sobre vendas aos seus colaboradores. E que isso seja de uma forma inovadora e impactante.

Nós podemos te ajudar!

Somos a DNA de Vendas, com mais de 11 anos de experiências, nós já prestamos consultorias de vendas para mais de 31 segmentos do mercado para as maiores empresas do país, com foco em produtividade de vendas.

Somos especialistas em vendas e oferecemos palestras de vendas e workshops de vendas específicos para sua empresa.

Caso queira saber um pouco mais do que podemos fazer pelo seu negócio, entre em contato conosco.

Teremos um prazer imenso em contribuir para o sucesso da sua empresa.

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