
Muitos autores se dedicaram a destrinchar a ciência por trás das vendas e todos os aspectos que ela envolve, criando verdadeiros manuais que todo vendedor deve ter na estante de casa.
Confira os 15 livros de vendas que podem fazer a diferença para quem procura melhorar cada vez mais na profissão!
OS LIVROS DE VENDAS QUE TODO PROFISSIONAL DEVERIA LER
1. SALES ACCELERATION FORMULA
Mark Roberge foi o primeiro VP de vendas da Hubspot, uma das maiores empresas de automação de marketing do mundo. Com certeza ele é um dos mais importantes gestores de vendas da atualidade.
No livro, Sales Acceleration Formula, ele conta como conseguiu valorizar a empresa em mais de 1 bilhão de dólares, falando sobre sobre cultura, métricas, tecnologia, gestão e remuneração do time comercial.
Este livro é obrigatório se você estiver montando um time comercial ou escalando-o.
2. HIPERCRESCIMENTO
Aaron Ross e Jason Lemkin iniciam o livro com a proposta de que nunca foi tão fácil promover o crescimento de uma empresa. A proposta inicial é mostrar como uma empresa pode sair do estado de estagnação para um crescimento exponencial.
Para isso, propõem um diagnóstico inicial e posteriormente sugerem 7 ações para atingir o hipercrescimento.
Vale a pena ler o livro, especialmente se você quiser escalar seus resultados.
3. RECEITA PREVISÍVEL
O livro Receita Previsível (Predictable Revenue) tem uma proposta interessante: um estilo de vida sem que haja necessidade de “matar um leão por dia”, desenvolvendo um fluxo contínuo e que dê previsibilidade nas vendas, com oportunidades de vendas altamente qualificadas.
Muitas startups estão se baseando nesse livro para crescer por meio da área de vendas, com o objetivo de ser uma “máquina de vendas milionária”, como o livro sugere.
É uma proposta que vale a pena ser lida, pois de certa forma contesta o estilo de vida dramático e inconstante da área comercial.
4. SPIN SELLING
Neil Rackham desenvolveu o SPIN Selling e consequentemente uma poderosa metodologia de vendas, enfatizando o novo comportamento do consumidor, seja ele B2B ou B2C, que exige dos vendedores uma maior interação no processo de vendas, mais comunicação e informação.
A metodologia é eficiente para vendas complexas e demonstra como fazer as perguntas certas, na hora certa, para conseguir vender.
5. OS SEGREDOS DA ARTE DE VENDER
O americano Zig Ziglar é um dos mais influentes pensadores das vendas, e neste volume ele ensina uma série de técnicas para obter um feedback positivo das pessoas.
É um daqueles livros que faz o vendedor repensar sua ocupação e sua atuação como promotor de um produto que pode melhorar a vida do consumidor.
6. INTELIGÊNCIA EM VENDAS
Com anos de experiência no treinamento de equipe comerciais e líderes empresariais, Marcelo Ortega é o autor deste livro focado na gestão de equipes de vendedores e nas melhores estratégias e abordagens para fazer do seu time um campeão.
A obra aborda bem as características esperadas por um líder na área de vendas e como desenvolver as capacidades para assumir essa função
7. O LIVRO AZUL DAS RESPOSTAS EM VENDAS
Vender não é fácil: convencer é menos ainda.
Esse livro apresenta a compilação para aquelas perguntas que o vendedor encontra no seu dia a dia. Autor de best-sellers de venda, Jeffrey Gitomer ensina a diferença entre a resposta e a boa resposta.
Livro muito instigante, apresenta insights para melhorar sua conversão de abordagens em fechamentos.
8. VOCÊ PODE INFLUENCIAR PESSOAS
Kevin Hogan é um mestre em persuasão e influência pessoal.
O título desse livro de vendas diz muito sobre seu conteúdo. E o leitor pode ter certeza que vai encontrar nas páginas da obra dicas sobre como exercer uma influência sobre os demais e como utilizar esse tipo de domínio a favor das vendas.
9. A BÍBLIA DE VENDAS
Esse sucesso de Jeffrey Gitomer é considerado por muitos especialistas como o melhor livro de vendas já publicado, e nenhum vendedor deve deixar de lê-lo.
O livro é o bê a bá das vendas, além de conter dez mandamentos e meio (sim, meio mandamento!) para ser um profissional de vendas eficiente.
10. COMO VENDER QUALQUER COISA A QUALQUER UM
O autor desse livro é Joe Girard, considerado pelo Guiness Book como o maior vendedor do mundo.
Detentor da marca incrível de 13.001 automóveis vendidos em seus 15 anos de atuação na Chevrolet, Girard apresenta suas técnicas para vender e para transparecer a confiança necessária para qualquer vendedor.
11. A MÁQUINA DEFINITIVA DE VENDAS
Usar mais a cabeça e menos o corpo.
Esse é um dos segredos apresentado por Chet Holmes em seu livro, que traz 12 técnicas comprovadas para acrescentar mais eficiência ao seu trabalho.
Veja também: 5 Dicas para aumento de produtividade dos vendedores da sua empresa
Com uma abordagem diferenciada é um livro para profissionais da área de vendas.
12. OS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES
Sete mudanças em seu comportamento podem ser definitivas para alterar sua realidade e transformar sua eficácia ao trabalhar.
A lista é resultado de muita pesquisa por parte do autor Stephen Covey. As pessoas que leram costumam dizer que esse é um daqueles livros que depois que você lê nunca mais será o mesmo.
Os sete hábitos são: ser pro-ativo, comece com o objetivo na mente, faça primeiro o mais importante, pense ganha-ganha, procure primeiro compreender para depois ser compreendido, crie sinergia e afine o instrumento.
Veja também: Como alcançar a alta performance em vendas?
13. O MAIOR VENDEDOR DO MUNDO
O italiano Og Mandino apresenta uma filosofia para o sucesso em vendas através de 10 pergaminhos.
O livro, que vendeu mais de 50 milhões de cópias, conta a história de Hafid, um guardador de camelos que viveu na época de Jesus Cristo e que se tornou um rico e sábio mercador através da prática dos 10 pergaminhos.
Cada pergaminho tem um foco e vale a pena exercitá-los: formar bons hábitos, amar, persistência, entender que você é um milagre, aproveitar o tempo, controlar as emoções, rir nas dificuldades, gerar valor, agir e ter fé!
14. COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS
Um clássico da área de vendas. O livro aborda a questão mais importante no universo das vendas: o relacionamento entre seres humanos.
Dale Carnegie apresenta técnicas simples, porém eficazes para se relacionar com pessoas diversas e de maneira harmoniosa e convincente. O livro junta experiências ocorridas com o autor e com pessoas como Winston Churchill, Henry Ford e Abraham Lincoln.
15. A VENDA DESAFIADORA – ASSUMINDO O CONTROLE DA CONVERSA COM O CLIENTE (THE CHALLENGE SALE)
O livro A Venda Desafiadora: Assumindo o Controle da Conversa com o Cliente baseia-se em um dos maiores estudos já realizados sobre vendas.
Os autores realizaram uma ampla pesquisa de campo, acompanhando mais de 6000 vendedores de mais de 90 empresas, pertencentes a diferentes segmentos de mercado, com o objetivo de determinar as características e estratégias de abordagem dos profissionais de vendas mais bem-sucedidos.
O resultado foi compilado no livro que fornece uma série de novas ideias e insigths para quem deseja tornar seu time de venda mais produtivo e eficaz.
Você pode conferir o nosso relato completo aqui.
A leitura é um grande passo rumo ao aprimoramento das técnicas de vendas, gestão de pessoas e relacionamentos, contudo, ler não dispensa outras formas de capacitação.
E você, qual é a sua bíblia de vendas? O que fica sempre na sua cabeceira? Compartilhe com a gente nos comentários!
- 9 melhores filmes sobre vendas para você aprender e se divertir
- Melhores TED Talks que todo líder de vendas precisa assistir
DNA DE VENDAS
A DNA de Vendas é a mais completa consultoria de vendas para aumento de produtividade de vendas e treinamento de vendas do Brasil, com programas de formação de líderes e educação corporativa com foco em vendas.
Com experiência em mais de 35 segmentos do mercado, vem contribuindo para o aumento das vendas das maiores organizações do país, através do alinhamento da metodologia dos 4 Pilares de Produtividade de Vendas: Pessoas, Processos, Gestão e Tecnologia.
Somos especialistas em vendas e também temos palestras de vendas e workshops de vendas específicos para sua empresa.
Caso queira saber mais, fale com um de nossos consultores.