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4 critérios para definir metas de vendas para seu time

por Lucia Haracemiv 2 anos atrás
como definir as metas de vendas

Todo e qualquer time de vendas precisa ter metas de vendas claras e bem-definidas, até porque quem não sabe onde quer chegar normalmente não chega a lugar algum. As metas são essenciais para o alcance de bons resultados e, consequentemente, determinantes para o sucesso em vendas.

Estabelecer metas para as equipes de vendas é uma estratégia que ajuda muito no direcionamento das ações, na manutenção do foco e da motivação.

Sendo assim, os gerentes de vendas precisam adotar alguns critérios para definir as metas do seu time e potencializar a performance da equipe.

Quer saber que critérios são esses? Então continue lendo o nosso artigo e descubra!

4 PASSOS PARA ESTABELECER SUAS METAS DE VENDAS

1. ANALISE O MERCADO

Para ser realista e sensato no estabelecimento de metas, é fundamental que se conheça o mercado no qual a empresa está inserida.

Procure conhecer o percentual de crescimento do segmento, avalie as atuais condições de oferta e demanda, conheça o concorrente e também o comportamento do seu público-alvo em relação aos produtos e serviços.

2. VERIFIQUE OS INDICADORES DE VENDAS DA EMPRESA

As metas de venda devem ser baseadas em análises e projeções financeiras.

Se a empresa não estiver em uma situação confortável, as metas devem ser voltadas para reverter os quadros difíceis.

 

Por outro lado, se o negócio vem de uma sequência de bons resultados financeiros, as metas devem ser desenvolvidas a fim de melhorar o faturamento.

Vale ressaltar que, ao estipular metas com grandes aspirações financeiras, o indicado é que você considere também os investimentos que está disposto a fazer para tornar essas metas factíveis.

3. MENSURE A CAPACIDADE DE VENDAS E ENTREGA DA SUA EMPRESA

De que adianta fazer promoções, treinar a sua equipe de maneira intensiva, traçar metas altas e aumentar consideravelmente as vendas, se a empresa não estiver preparada para entregar os produtos?

É preciso organizar a logística da empresa antes de iniciar uma campanha de vendas, ou seja, as metas devem considerar a capacidade de produção e entrega.

Além disso, é necessário elaborar metas adequadas ao tamanho da sua equipe: se o time é pequeno e você não pretende reforçá-lo, como quintuplicar o número de vendas em um mês?

4. HUMANIZE AS METAS

Não pense apenas nos lucros. Ao criar metas, pense nas pessoas e procure assegurar o bem-estar dos seus vendedores.

Fuja de metas desumanas, em que os profissionais terão que sacrificar a vida pessoal e a própria saúde para bater os números estipulados. Lembre-se que um bom vendedor depende de descanso, boas noites de sono, momentos em família e incentivos.

Por falar em incentivos, não se esqueça de estimular os vendedores verbalmente, de ouvir a opinião da equipe na hora da definição de metas e de pensar em premiações para aqueles que apresentarem uma performance acima da média.

Os objetivos devem vir acompanhadas de recompensas. Pense nisso!

O que acha de adotar essas estratégias e critérios na definição de metas para sua equipe de vendas? Não se esqueça de voltar aqui para nos contar os resultados e comente também caso tenha ficado com alguma dúvida!

Até a próxima!


DNA DE VENDAS

A DNA de Vendas é uma das maiores consultorias de vendas para aumento de produtividade e treinamento de vendas do Brasil, com programas de formação de líderes e educação corporativa com foco em vendas.

Com experiência em mais de 35 segmentos do mercado, vem contribuindo para o aumento das vendas das maiores organizações do país, através do alinhamento da metodologia dos 4 Pilares de Produtividade de Vendas: Pessoas, Processos, Gestão e Tecnologia.

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