Home  /  Processos de vendas  /  5 dicas para o aumento de produtividade dos vendedores da sua empresa

5 dicas para o aumento de produtividade dos vendedores da sua empresa

por Álisson Razoni 3 anos atrás
aumento de produtividade dos vendedores

Não importa o cargo ou o nível que ocupe em uma empresa: todo profissional precisa trabalhar de forma produtiva. Por isso, separamos para você 5 dicas para o aumento de produtividade dos vendedores da sua empresa. Não deixe de conferir!

Aquele que não se preocupa em organizar os seus processos e demandas acabará ocasionando grandes perdas para o empreendimento onde trabalha, bem como para si próprio.

E no caso de um profissional de vendas, a desorganização pode ser suficiente para fazê-lo perder chances de fechar negócios e conquistar novos clientes. Por isso, é essencial encontrar a melhor forma de organizar os processos do dia a dia a fim de conseguir um aumento de produtividade.

Quando o vendedor realiza certas mudanças na forma de trabalhar, consegue uma rotina muito mais eficiente e, como consequência, mais tempo para se dedicar a cada tarefa.

5 dicas para o aumento de produtividade dos vendedores

1. ORGANIZE A SUA AGENDA

Tomar o controle de suas demandas é um dos pontos mais importantes para a organização do cotidiano de um profissional de vendas. Para isso, é preciso saber lidar com a sua agenda e seus compromissos.

O calendário deve funcionar a favor de sua produtividade, e não o contrário: quanto mais tempo o vendedor perder reorganizando compromissos, pior pode ser considerada a sua produtividade.

Para evitar problemas, portanto, elabore um sistema simples de prioridades para os seus compromissos e categorize-os de forma adequada, acionando lembretes eletrônicos e desativando-os apenas depois que a tarefa for cumprida.

Sempre que precisar abrir a agenda para marcar um evento, lembre-se de priorizá-lo adequadamente de forma que não tenha impacto no resto do seu dia e semana.

fechamento de vendas

Um bom profissional não é aquele que parece estar sempre ocupado, mas sim aquele que é organizado o suficiente para lidar com suas tarefas cotidianas e com imprevistos.

2. CONTROLE DOS SEUS E-MAILS

Isso significa não permitir que a sua caixa de entrada fique lotada de e-mails com demandas que precisam ser sanadas e prioridades que devem ser atendidas.

Além de diminuir a credibilidade do profissional, uma caixa de e-mails fora de controle também pode ocasionar a perda de clientes e contratos.

Bons métodos relacionados a e-mails são, por exemplo:

  • Ordenar sua caixa de entrada por data e separar mensagens lidas (e respondidas) das não lidas.
  • Filtrar mensagens que não precisam de resolução imediata para que caiam em uma pasta diferente da caixa de entrada, evitando, assim, que o vendedor perca tempo desnecessário verificando-as.
  • Fazer uso de respostas predeterminadas para demandas semelhantes, lembrando-se, obviamente, de fazer as devidas adaptações para cada caso.

3. USE UM BOM CRM DE VENDAS

Um CRM de Vendas é um aplicativo ou um grupo de aplicativos com foco em otimizar muitos dos processos de trabalho de um vendedor.

Através dessa ferramenta é possível, por exemplo, organizar todas as informações relacionadas aos clientes de forma a facilitar sua consulta e utilização.

O vendedor que tem acesso a uma boa ferramenta de CRM vai conseguir atender muito melhor os seus clientes e contar com uma base muito mais rica de conhecimentos sobre eles e os serviços que eles requisitam, conquistando, assim, um bom aumento de produtividade de vendas.

4. PLANEJE O SEU DIA E SEMANA

aumento de produtividade dos vendedores

Além de manter uma agenda atualizada, muitos profissionais encontram um grande aumento de produtividade ao darem início a um ritual específico na noite anterior ao dia de trabalho.

Basicamente, isso consiste em avaliar as prioridades e demandas do dia seguinte e se preparar rapidamente para lidar com elas, reavaliando a organização dos compromissos do dia e priorizando adequadamente as tarefas.

Essa é a melhor forma de deixar as tarefas do dia organizadas, de maneira que qualquer imprevisto possa ser adaptado à organização já existente.

5. BUSQUE A ORIENTAÇÃO DE ESPECIALISTAS

Não se deve tentar encontrar todos os caminhos sozinho. A equipe que está necessitada de um rumo mais produtivo e não conta com muito tempo à disposição pode usufruir de todas as vantagens de uma consultoria de vendas.

Esse tipo de serviço apresentará todos os instrumentos que os profissionais irão precisar para reorganizarem os seus processos e conquistarem resultados melhores.

Essa é a melhor forma de deixar as tarefas do dia organizadas, de maneira que qualquer imprevisto possa ser adaptado à organização já existente.

Existem diversas maneiras de buscar mais produtividade no ambiente de trabalho, e essa busca por si só já traz grandes benefícios. Afinal, todo profissional que está sempre tentando encontrar maneiras de trabalhar de forma mais eficiente já estará à frente de seus concorrentes.

E você, o que faz para aumentar a produtividade dos vendedores do seu time? Ficou com alguma dúvida sobre as nossas dicas? Fale com a gente nos comentários!

Até a próxima!

DNA DE VENDAS

A DNA de Vendas é uma das maiores consultorias de vendas para aumento de produtividade e treinamento de vendas do Brasil, com programas de formação de líderes e educação corporativa com foco em vendas.

Com experiência em mais de 35 segmentos do mercado, vem contribuindo para o aumento das vendas das maiores organizações do país, através do alinhamento da metodologia dos 4 Pilares de Produtividade de Vendas: Pessoas, Processos, Gestão e Tecnologia.

Somos especialistas em vendas e preparamos palestras de vendas e workshops de vendas específicos para sua empresa.

Caso queira saber mais, fale com um de nossos consultores.


Comments

comments

Categories:
  Processos de vendas, Produtividade de Vendas
este artigo foi compartilhado 0 vezes
 100