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5 dicas para o aumento de produtividade dos vendedores da sua empresa

por Álisson Razoni 3 anos atrás
aumento de produtividade dos vendedores

Não importa o cargo ou o nível que ocupe em uma empresa: todo profissional precisa trabalhar de forma produtiva. Por isso, separamos para você 5 dicas para o aumento de produtividade dos vendedores da sua empresa. Não deixe de conferir!

Aquele que não se preocupa em organizar os seus processos e demandas acabará ocasionando grandes perdas para o empreendimento onde trabalha, bem como para si próprio.

E no caso de um profissional de vendas, a desorganização pode ser suficiente para fazê-lo perder chances de fechar negócios e conquistar novos clientes. Por isso, é essencial encontrar a melhor forma de organizar os processos do dia a dia a fim de conseguir um aumento de produtividade.

Quando o vendedor realiza certas mudanças na forma de trabalhar, consegue uma rotina muito mais eficiente e, como consequência, mais tempo para se dedicar a cada tarefa.

5 dicas para o aumento de produtividade dos vendedores

1. ORGANIZE A SUA AGENDA

Tomar o controle de suas demandas é um dos pontos mais importantes para a organização do cotidiano de um profissional de vendas. Para isso, é preciso saber lidar com a sua agenda e seus compromissos.

O calendário deve funcionar a favor de sua produtividade, e não o contrário: quanto mais tempo o vendedor perder reorganizando compromissos, pior pode ser considerada a sua produtividade.

Para evitar problemas, portanto, elabore um sistema simples de prioridades para os seus compromissos e categorize-os de forma adequada, acionando lembretes eletrônicos e desativando-os apenas depois que a tarefa for cumprida.

Sempre que precisar abrir a agenda para marcar um evento, lembre-se de priorizá-lo adequadamente de forma que não tenha impacto no resto do seu dia e semana.

Um bom profissional não é aquele que parece estar sempre ocupado, mas sim aquele que é organizado o suficiente para lidar com suas tarefas cotidianas e com imprevistos.

2. CONTROLE DOS SEUS E-MAILS

Isso significa não permitir que a sua caixa de entrada fique lotada de e-mails com demandas que precisam ser sanadas e prioridades que devem ser atendidas.

Além de diminuir a credibilidade do profissional, uma caixa de e-mails fora de controle também pode ocasionar a perda de clientes e contratos.

Bons métodos relacionados a e-mails são, por exemplo:

  • Ordenar sua caixa de entrada por data e separar mensagens lidas (e respondidas) das não lidas.
  • Filtrar mensagens que não precisam de resolução imediata para que caiam em uma pasta diferente da caixa de entrada, evitando, assim, que o vendedor perca tempo desnecessário verificando-as.
  • Fazer uso de respostas predeterminadas para demandas semelhantes, lembrando-se, obviamente, de fazer as devidas adaptações para cada caso.

3. USE UM BOM CRM DE VENDAS

Um CRM de Vendas é um aplicativo ou um grupo de aplicativos com foco em otimizar muitos dos processos de trabalho de um vendedor.

Através dessa ferramenta é possível, por exemplo, organizar todas as informações relacionadas aos clientes de forma a facilitar sua consulta e utilização.

O vendedor que tem acesso a uma boa ferramenta de CRM vai conseguir atender muito melhor os seus clientes e contar com uma base muito mais rica de conhecimentos sobre eles e os serviços que eles requisitam, conquistando, assim, um bom aumento de produtividade de vendas.

4. PLANEJE O SEU DIA E SEMANA

aumento de produtividade dos vendedores

Além de manter uma agenda atualizada, muitos profissionais encontram um grande aumento de produtividade ao darem início a um ritual específico na noite anterior ao dia de trabalho.

Basicamente, isso consiste em avaliar as prioridades e demandas do dia seguinte e se preparar rapidamente para lidar com elas, reavaliando a organização dos compromissos do dia e priorizando adequadamente as tarefas.

Essa é a melhor forma de deixar as tarefas do dia organizadas, de maneira que qualquer imprevisto possa ser adaptado à organização já existente.

5. BUSQUE A ORIENTAÇÃO DE ESPECIALISTAS

Não se deve tentar encontrar todos os caminhos sozinho. A equipe que está necessitada de um rumo mais produtivo e não conta com muito tempo à disposição pode usufruir de todas as vantagens de uma consultoria especializada em vendas.

Esse tipo de serviço apresentará todos os instrumentos que os profissionais irão precisar para reorganizarem os seus processos e conquistarem resultados melhores.

Essa é a melhor forma de deixar as tarefas do dia organizadas, de maneira que qualquer imprevisto possa ser adaptado à organização já existente.

Existem diversas maneiras de buscar mais produtividade no ambiente de trabalho, e essa busca por si só já traz grandes benefícios. Afinal, todo profissional que está sempre tentando encontrar maneiras de trabalhar de forma mais eficiente já estará à frente de seus concorrentes.

E você, o que faz para aumentar a produtividade dos vendedores do seu time? Ficou com alguma dúvida sobre as nossas dicas? Fale com a gente nos comentários!

Até a próxima!

 

DNA DE VENDAS

A DNA de Vendas é uma das maiores consultorias de vendas para aumento de produtividade e treinamento de vendas do Brasil, com programas de formação de líderes e educação corporativa com foco em vendas.

Com experiência em mais de 35 segmentos do mercado, vem contribuindo para o aumento das vendas das maiores organizações do país, através do alinhamento da metodologia dos 4 Pilares de Produtividade de Vendas: Pessoas, Processos, Gestão e Tecnologia.

Caso queira saber mais, fale com um de nossos consultores.


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