Home  /  Educação Corporativa  /  Os Segredos da Consultoria em Educação Corporativa nas empresas

Os Segredos da Consultoria em Educação Corporativa nas empresas

por DNA de Vendas 1 ano atrás
O que é Consultoria em Educação Corporativa nas empresas

Você já ouviu falar em Consultoria em Educação Corporativa nas empresas? Saiba o que é Educação Corporativa e como essa educação empresarial contribui para o aumento da produtividade de sua equipe.

Caso não saiba nada sobre o assunto ou esteja buscando mais informações para implantar no seu negócio, então você precisa ler este artigo.

Motivar e engajar os funcionários, criando um clima organizacional transparente e com uma comunicação clara e direta é um desafio para todas as empresas. Quando conseguem, passam a ter seus colaboradores como grandes aliados.

Mas existe outro fator extremamente importante na gestão de pessoas, que além de gerar satisfação aos funcionários, ainda aumenta a produtividade: a Educação Corporativa nas empresas.

Além da motivação pessoal que proporciona aos colaboradores, ainda permite que o treinamento seja direcionado à prática da empresa, beneficiando os dois lados.

Saiba neste artigo tudo que precisa saber sobre consultoria em educação corporativa e como ela pode ser eficiente nos resultados da sua equipe!

O que é Educação Corporativa?

O objetivo principal da Educação Corporativa é desenvolver as competências dos colaboradores da empresa e a gestão do conhecimento, sendo uma prática da gestão de pessoas. Dessa forma, ela contribui para o crescimento sustentável do negócio de acordo com as estratégias preestabelecidas e para a construção do conhecimento organizacional.

A Educação Corporativa nas empresas não visa apenas treinar habilidades específicas dos funcionários e restrita ao âmbito individual, mas ela busca alinhar esse treinamento às estratégias da empresa, para que haja a formação contínua do conhecimento da organização, de forma que possa ser materializado.

Em outras palavras, uma Consultoria em Educação Corporativa, por exemplo, proporciona aos funcionários da empresa um treinamento específico, de acordo as especificidades do negócio  e focado em longo prazo.

Assim, o conhecimento adquirido será absorvido pela empresa como um todo e não ficará restrito apenas nos indivíduos.

Isso influencia diretamente na produtividade da empresa, na construção de processos de vendas e na competitividade da organização.

Pois é um investimento intangível, mas difícil de ser copiado pelos concorrentes.

Esse fato ocorre, porque essa educação empresarial está diretamente relacionada à Gestão do Conhecimento, o que significa que todos os envolvidos participam do processo de construção do aprendizado e é detentor de conhecimento.

Gestão do Conhecimento na Educação Empresarial

Conhecida em inglês como knowledge Management, a gestão do conhecimento é o processo de organizar e sistematizar a criação, transferência e formalização do conhecimento nas empresas.

Através da gestão desse conhecimento, a organização consegue formalizar de forma mais prática seus processos, inclusive o processo de vendas. Assim, otimiza seus recursos e aumento da produtividade em vendas.

Além disso, por investir no capital intelectual (elementos intangíveis), aumenta seu poder de competitividade e se diferencia no mercado.

A intenção da gestão do conhecimento é configurar os conhecimentos tácitos em explícitos.

Essa transformação, para Nonaka e Takeuchi se dá por meio da interação entre os indivíduos, que ocorre em quatro fases:

  1. Socialização
  2. Externalização
  3. Combinação
  4. Internalização

Na socialização entre as pessoas, há uma troca de conhecimentos tácitos; A externalização ocorre quando esses conhecimentos tácitos são externalizados de alguma forma e se transformam em explícitos.

Na combinação, há um processo de codificação dos conhecimentos explícitos, transformados em manuais, por exemplo. Já na internalização o ciclo se renova e esses conhecimentos explícitos materializados passam por um novo processo de internalização e se transformam em tácitos para quem adquire aquele conteúdo.

Investir em Gestão do conhecimento é muito importante para as empresas, pois é uma forma de construir um padrão organizacional e construir processos internos de conhecimento.

Isso facilita o aprendizado dos colaboradores e otimiza as atividades realizadas internamente, aumentando a produtividade e eficiência dos processos.

5 Vantagens de investir em Educação Corporativa nas Empresas

 

  1. Funcionários mais satisfeitos e motivados
  2. Aumento da Produtividade
  3. Desenvolvimento de competências
  4. Aumento da Vantagem Competitiva
  5. Gestão do Conhecimento eficaz

Agora que você já conhece os benefícios de investir na educação empresarial do seu negócio, talvez você esteja se questionando como fazer isso.

Vamos ver?

Como escolher uma Consultoria em Educação Corporativa?

A área de desenvolvimento de pessoas sofreu diversas mudanças nos últimos anos, impactando nos critérios de escolha da Consultoria em Educação Corporativa parceira.

Por isso separamos para você, de Recursos Humanos, algumas ações que devem ser observadas ao analisar a escolha da sua parceira de negócio.

Vamos lá?

Mudanças no mercado fornecedor de Consultoria de Educação Corporativa

Ampliação da oferta de Consultoria em Educação

O mercado de soluções de aprendizagem no Brasil ampliou-se drasticamente nas últimas décadas.

Hoje podemos dizer que há uma boa oferta, proveniente de uma indústria extremamente diversificada de consultorias e fornecedores de T&D.

Segmentação dos Fornecedores de Educação Corporativa nas Empresas

A maior diversidade de fornecedores trouxe uma maior possibilidade de especialização no setor.

Assim, com o objetivo de oferecer um “produto” mais customizado, algumas consultorias de educação corporativa optaram por focar nichos específicos (vendas, finanças, estratégia…).

Para as empresas que têm uma demanda específica de capacitação, nada melhor que avaliar a solução de especialistas.

Diversidade de soluções de Educação Corporativa

Além da ampliação e segmentação do mercado, multiplicaram-se também os tipos de soluções disponíveis.

Além das soluções de educação presencial, como Workshops e Seminários, outras abordagens surgiram, por exemplo: o “Blended Learning”, conhecido como modelo híbrido de aprendizagem, é uma tendência.

Programas pontuais e contínuos. A utilização da tecnologia através das redes sociais, plataformas de LMS, formulários eletrônicos e, até mesmo smartphones, começam a ser incorporados no processo de aprendizagem.

Algumas consultorias se especializaram em metodologias de desenvolvimento on the job.

Mudanças no ambiente interno das empresas

Capital Humano como vantagem competitiva

A constatação de que o capital humano é o grande diferencial em relação aos concorrentes fez com que as organizações priorizassem seus investimentos em capacitação e desenvolvimento de competências como uma alavanca para o crescimento do negócio.

E, ao mesmo tempo, acompanhassem o retorno dos investimentos em capacitação na performance do negócio.

Maior protagonismo da área de Recursos Humanos

A pressão por resultados aumentou o foco das organizações nas suas áreas de RH.

Se antes elas eram cobradas por falar a língua das “pessoas”, agora os RH’s têm também que entender e dominar a linguagem de resultados.

Para isso devem compreender conceitos de marketing, posicionamento de mercado, margem de contribuição, lucro, ROI e também estar à vontade para discutir os principais indicadores de negócio da empresa.

E, finalmente, o maior desafio: correlacionar o desenvolvimento das competências aos KPI’s (Indicadores chaves de performance).

Através do planejamento das Trilhas de Aprendizagem, garantir que o desenvolvimento dos colaboradores se converta em resultado para o negócio.

Aspectos a serem considerados e os impactos da escolha da Consultoria de Educação Corporativa

Você, da área de desenvolvimento humano, terá agora que justificar cada escolha que fizer e também comprovar o retorno de suas ações.

Caso tenha êxito, tudo certo e o jogo segue…, do contrário, começarão a surgir sentimentos de descrença e desconfiança em relação às ações de capacitação, à área de Recursos Humanos e, o que é pior, em relação a você!

Para evitar que isso ocorra, é fundamental que as pessoas que decidem sobre as questões de T&D, entendam que o verdadeiro aprendizado é aquele que cria mudanças no comportamento do participante, de forma a melhorar a performance do negócio.

Qualquer outro resultado que não este, transforma o investimento da empresa em “sucata de aprendizagem”.

Desta forma, para que o seu investimento em treinamento não seja transformado em sucata, o primeiro e mais importante fator na escolha de uma consultoria de educação é que ela conheça profundamente seu negócio e seu mercado.

A consultoria deve identificar em conjunto com você, os principais drivers que suportam a vantagem competitiva da sua empresa, para traduzi-los corretamente em competências técnicas e comportamentais.


É nesse ponto que seu olhar deve ser extremamente criterioso, pois, é muito difícil encontrar consultorias que possuam ao mesmo tempo profundo conhecimento de andragogia e know how para entender e analisar estratégias, mercado, negócios, indicadores e demais conceitos de gestão empresarial.

Dicas de ações na escolha da Consultoria

Assim, para reforçar seu posicionamento, bem como de sua área de capacitação dentro da organização, é imprescindível que tenha um parceiro que possua uma habilidade analítica, para que possa entender de mercado, mas, além disso, que seja capaz de trazer novos insights e outros elementos que até então não eram pensados dentro da sua organização.

Algumas pistas de que seu fornecedor possui potencialmente essa competência podem ser observados na sua comunicação institucional.

Explore seu site, procure-o nas redes sociais e identifique qual é a linguagem que utiliza.

Veja se ele possui afinidade com a área de negócios. Descubra se ele é capaz de falar com grande abrangência de assuntos e não se restringe somente à Educação Corporativa.

Caso tenha oportunidade de encontrá-lo pessoalmente, repare em seu “repertório”. Identifique em sua conversa se ele conhece sua organização, sua área de negócios e o seu mercado.

Asim, tomando esses cuidados iniciais, você evitará muitas dores de cabeça no futuro!

Agora, que tal conferir os três principais diferenciais que seu fornecedor deve possuir para implantar uma solução de aprendizagem de alta qualidade e aplicável para a sua empresa?

Consultoria em educação corporativa em vendas. O que é educação corporativa? Como melhorar sua educação empresarial.

3 Diferenciais necessários em uma Consultoria de Educação Corporativa

Conheça 3 características essenciais que uma Consultoria em educação empresarial precisa possuir para garantir o sucesso do seu investimento.

Diferencial 1 - Expertise em Aprendizagem Organizacional

O fato de uma empresa comunicar que aplica conceitos baseados na andragogia não diz absolutamente nada.

Qualquer indivíduo lendo superficialmente uma resenha do livro Aprendizagem de Resultados de Malcolm Knowles consegue passar a impressão de que é um expert na aprendizagem de adultos.

Essa é uma questão muito mais ampla!

  • Como saber se a Consultoria em Educação Corporativa tem Expertise em Aprendizagem Organizacional?

Para você ter um maior grau de certeza de que seu parceiro realmente entende de educação corporativa, basta atentar-se para alguns pontos.

O principal indicador para descobrir se o seu fornecedor domina o tema é se ele possui uma área exclusiva focada apenas no desenvolvimento de conteúdos e soluções de aprendizagem.

Em caso afirmativo, isso sinaliza que esta empresa valoriza o processo de aprendizado, pois aloca tempo e recursos para desenhar soluções de qualidade e inovadoras.

Lembre-se: ter somente bons facilitadores não garante que você tenha um ótimo resultado de aprendizagem!!! Especialistas em aprendizagem organizacional garantem a qualidade das soluções.

Diferencial 2 - Comprometimento com o cliente e com os resultados

Quando você opta por uma consultoria, não espera apenas que ela se comprometa com sua empresa, você deseja muito mais que isso. Quer também que ela “sinta suas dores”, que esteja ao seu lado.

Significa dizer que caso sua organização sofra um revés, por exemplo, uma perda significativa de market share, um problema com um cliente importante ou mesmo quando uma determinada estratégia definida pela empresa não alcança sucesso, o seu parceiro de Educação – por estar totalmente envolvido – também deve se sentir afetado.

Além disso, precisa se colocar à disposição, dentro do seu escopo, para auxiliar você e a sua organização na superação desses desafios.

Só faz isso quem é focado em resultados e aumento de performance.

 

  • Como avaliar se a Consultoria em Educação tem Comprometimento com os Resultados do Negócio?

Para descobrir se o seu futuro parceiro possui essa qualidade, identifique se, além de programas de formação, ele também possui uma área focada em projetos de consultoria, que tenham como objetivo a geração de resultados.

Caso identifique essa particularidade, esse é um forte indicador de que você terá um parceiro altamente comprometido.

Empresas de Educação Corporativa com essas características já possuem um mind set  que, praticamente, as força a ter uma postura mais participativa e próxima do cliente.

Diferencial 3 - Especialização e aderência

Disponibilizar um programa customizado, adequado à cultura da empresa, levando em consideração o segmento que ela atua, o grau de maturidade e de competências de sua equipe é um dos maiores desafios para quem atua na área de capacitação de pessoas.

Não há nada mais desestimulante do que ver seus colaboradores recebendo um treinamento bem desenhado, com ótimo conteúdo, mas que não se aplica perfeitamente ao seu segmento.

E isso, sabemos, é mais comum de comum de que se imagina!

  • Como avaliar a Especialização da Consultoria em Educação Corporativa nas empresas?

Uma ação simples e inteligente de descobrir se, potencialmente, seu fornecedor tem condições de disponibilizar um programa personalizado é pesquisando em seu site sua carteira de clientes e verificando a abrangência de segmentos que ele atua.

Repare se o seu fornecedor já atende organizações de diferentes portes. Veja os segmentos de mercado.

Identifique também se ele já atendeu clientes da área de varejo, indústria, serviços, negócios B2B e negócios B2C. Empresas nacionais e multinacionais.

Em caso afirmativo, isso significa que ele possui uma alta capacidade de adaptação e competências que lhe fornece uma grande abrangência.

Pronto para contratar uma Consultoria em Educação Corporativa?

O protagonismo e a relevância que os profissionais da área de RH buscam dentro das empresas, depende da capacidade de inovar e agregar valor às soluções que disponibilizam.

Se as ações visam apenas manter as “coisas acontecendo”, uma hora ou outra, fatalmente são ultrapassados por profissionais mais hábeis e competitivos.

Assim, para evitar que isso ocorra, é essencial estar sempre atento aos sinais de mercado e nunca deixar de olhar o que mais importa numa organização: os resultados!

Caso tenha interesse em saber mais sobre como implantar soluções de aprendizagem com foco em resultados, consulte nossos consultores.

DNA DE VENDAS

A DNA de Vendas é uma das maiores consultorias de vendas para aumento de produtividade e treinamento de vendas do Brasil, com programas de formação de líderes e educação corporativa com foco em vendas.

Com experiência em mais de 35 segmentos do mercado, vem contribuindo para o aumento das vendas das maiores organizações do país, através do alinhamento da metodologia dos 4 Pilares de Produtividade de Vendas: Pessoas, Processos, Gestão e Tecnologia.

Caso queira saber mais, fale com um de nossos consultores.

 

Comments

comments

Categoria:
  Educação Corporativa
este artigo foi compartilhado 0 vezes
 400