Home  /  Educação Corporativa  /  Como avaliar uma Consultoria de Educação Corporativa?

Como avaliar uma Consultoria de Educação Corporativa?

por DNA de Vendas 12 meses atrás
Como escolher uma consultoria de educação corporativa?

 

Diferencial 1 - Expertise em Aprendizagem Organizacional

O fato de uma empresa comunicar que aplica conceitos baseados na andragogia não diz absolutamente nada. Qualquer indivíduo lendo superficialmente uma resenha do livro Aprendizagem de Resultados de Malcolm Knowles consegue passar a impressão de que é um expert na aprendizagem de adultos. Essa é uma questão muito mais ampla!

Como avaliar se a Consultoria de Educação Corporativa tem Expertise em Aprendizagem Organizacional?

Para você ter um maior grau de certeza de que seu parceiro realmente entende de educação corporativa, basta atentar-se para alguns pontos. O principal indicador para descobrir se o seu fornecedor domina o tema é se ele possui uma área exclusiva focada apenas no desenvolvimento de conteúdos e soluções de aprendizagem. Em caso afirmativo, isso sinaliza que esta empresa valoriza o processo de aprendizado, pois aloca tempo e recursos para desenhar soluções de qualidade e inovadoras. Lembre-se: ter somente bons facilitadores não garante que você tenha um ótimo resultado de aprendizagem!!! Especialistas em aprendizagem organizacional garantem a qualidade das soluções.

Diferencial 2 - Comprometimento com o cliente e com os resultados

Quando você opta por uma consultoria, não espera apenas que ela se comprometa com sua empresa, você deseja muito mais que isso. Quer também que ela “sinta suas dores”, que esteja ao seu lado. Isso significa dizer que quando sua organização sofre um revés, por exemplo, uma perda significativa de market share, um problema com um cliente importante ou mesmo quando uma determinada estratégia definida pela empresa não alcança sucesso, o seu parceiro de Educação, por estar totalmente envolvido, também se sinta afetado e coloque-se a disposição, dentro do seu escopo, para auxiliar você e a sua organização na superação desses desafios. Só faz isso quem é focado em resultados e aumento de performance.

Como avaliar se a Consultoria de Educação 
tem Comprometimento com os Resultados do Negócio?

Para descobrir se o seu futuro parceiro possui essa qualidade, identifique se, além de programas de formação, ele também possui uma área focada em projetos de consultoria, que tenham como objetivo a geração de resultados. Caso identifique essa particularidade, esse é um forte indicador de que você terá um parceiro altamente comprometido. Empresas de Educação Corporativas com essas características já possuem um mind set  que, praticamente, as força a ter uma postura mais participativa e próxima do cliente.

Diferencial 3 - Especialização e aderência

Disponibilizar um programa customizado, adequado à cultura da empresa, levando em consideração o segmento que ela atua, o grau de maturidade e de competências de sua equipe é um dos maiores desafios para quem atua na área de capacitação de pessoas. Não há nada mais desestimulante do que ver seus colaboradores recebendo um treinamento bem desenhado, com ótimo conteúdo, mas que não se aplica perfeitamente ao seu segmento. E isso, sabemos, é mais comum de comum de que se imagina!

Como avaliar a Especialização da Consultoria de Educação Corporativa?

Uma ação simples e inteligente de descobrir se, potencialmente, seu fornecedor tem condições de disponibilizar um programa personalizado é pesquisando em seu site sua carteira de clientes e verificando a abrangência de segmentos que ele atua. Repare se o seu fornecedor já atende organizações de diferentes portes. Veja os segmentos de mercado. Identifique também se ele já atendeu clientes da área de varejo, indústria, serviços, negócios B2B e negócios B2C. Empresas nacionais e multinacionais. Em caso afirmativo, isso significa que ele possui uma alta capacidade de adaptação e competências que lhe fornece uma grande abrangência.

Recado final

O protagonismo e a relevância que os profissionais da área de RH buscam dentro das empresas, depende da capacidade de inovar e agregar valor às soluções que disponibilizam. Se as ações visam apenas manter as “coisas acontecendo”, uma hora ou outra, fatalmente são ultrapassados por profissionais mais hábeis e competitivos. Assim, para evitar que isso ocorra, é essencial estar sempre atento aos sinais de mercado e nunca deixar de olhar o que mais importa numa organização: os resultados!

Caso tenha interesse em saber mais sobre como implantar soluções de aprendizagem com foco em resultados, consulte nossos consultores.

 


Comments

comments

Categoria:
  Educação Corporativa
este artigo foi compartilhado 0 vezes
 400