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De 3 a 100: como a OiMenu conquistou os 100 primeiros clientes com a DNA For Small

por DNA de Vendas 3 semanas atrás

“Nós queríamos começar certo”, foi o que o CEO e co-founder da OiMenu, Isaac Paes Sobrinho, afirmou ao ser perguntado por que optou realizar uma consultoria comercial antes mesmo de ter um produto finalizado.

Essa atitude garantiu não apenas uma equipe bem estruturada e a implementação adequada da metodologia de vendas do negócio como uma carteira de mais de 100 clientes em apenas um ano de empresa.

Em mais este case de sucesso da DNA de Vendas for Small, vamos mostrar por que a consultoria comercial é importante desde o começo do negócio. Acompanhe!

OiMenu: cardápios digitais que facilitam a interação entre restaurante e cliente

A OiMenu é uma empresa de cardápios digitais para restaurantes, bares, baladas e demais estabelecimentos que comercializam alimentos. O grande benefício, de acordo com Isaac, é equalizar a mão de obra e flexibilizar a alteração do menu.

“Basicamente, o que fazemos é um cardápio digital em que a pessoa consegue se autoatender na mesa ou no balcão sem precisar conversar com o garçom”, explica.

Isaac conta que utilizava cardápios digitais em seus restaurantes e percebeu que havia poucas empresas comercializando produtos desse tipo. Ele notou que poderia ser um mercado em potencial.

Por que a OiMenu procurou a DNA de Vendas?

Eles sabiam que apenas vontade e paixão por sua área de atuação não seriam suficientes para o sucesso da empresa. Era preciso entendimento de mercado e do processo de vendas.

Por isso, quando procuraram pela DNA de Vendas for Small, eles ainda não tinham uma empresa e um produto 100% elaborados. A OiMenu tinha apenas um MVP básico e 2 clientes. 

Era um período de testes, no qual estavam vendo no dia a dia o que funcionava melhor como produto. Quando sentiram que a ferramenta estava um pouco mais madura e rodando bem com alguns clientes da região, foi o momento de investir no comercial.

Isaac conta que eles queriam estruturar toda a área junto a uma empresa que já possuísse expertise e resultados concretos para poder guiá-los pelo melhor caminho. Eles precisavam implementar uma estratégia de vendas, entender melhor o funil, definir os processos e compreender métricas e resultados.

“É o processo correto, todo mundo deveria começar assim. Geralmente, o pessoal vai pela paixão, mas paixão não é gestão. Às vezes, o cara adora cerveja, faz 500 tipos, mas quando vai montar uma cervejaria, não sabe como vender ou por onde começar”, reitera.

Foi quando um amigo, que já tinha passado pela consultoria comercial da DNA for Small e possuía uma empresa parecida, falou que ele precisava de um processo de vendas moderno.

No RD Summit de 2018, eles fecharam a parceria com a DNA!

OiMenu e DNA de Vendas juntas na construção de uma empresa: como funcionou a consultoria comercial

Por meio de encontros online, as equipes da DNA e da OiMenu começaram a entender o funcionamento da empresa.

Através de uma análise SWOT foi possível identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do negócio. Dessa forma, a DNA for Small aplicou a sua metodologia exclusiva baseada em 4 pilares: Processos, Gestão, Tecnologia e Pessoas.

Assim, foi possível desenvolver uma estratégia mais alinhada e personalizada. Além disso, foram definidas metas e também objetivos a curto, médio e longo prazo.

Também foi implementado um playbook de vendas para que tivessem um processo padrão no desenvolvimento de atividades. Essa espécie de guia deu um panorama de como as práticas são executadas, evitando gargalos no futuro.

A definição de um funil de vendas foi outra etapa importante no projeto. Com a consultoria, eles conseguiram entender os gatilhos de passagem e acompanhar melhor o trajeto do lead por meio de um CRM. Também foi feito um script de vendas, garantindo maior assertividade no momento do fechamento.

A construção de uma estratégia em conjunto, é claro, trouxe resultados! Confira a seguir quais foram.

Quais foram os resultados obtidos com esta parceria?

“Foi um ano de muito aprendizado na área de vendas. Agora, estamos entendendo bem os processos, está definido o que a gente vende, quais são os ciclos para fechar a venda… Estamos mais maduros”

O maior ganho dessa parceria foi um processo estruturado desde o início, o que possibilitou que uma empresa com apenas um ano de existência tivesse uma carteira com mais de 100 clientes.

Isaac conta que, apesar de já ter trabalhado na área de vendas, nunca tinha tido experiências com grandes empresas ou com um processo de vendas organizado, e isso o fez olhar com outros olhos para as estratégias.

A consultoria foi essencial para indicar ferramentas de automação que fossem adequadas ao serviço deles, como o CRM.

Com essa ferramenta eles puderam acompanhar os leads em cada etapa de venda e definir um ciclo de cadência. O processo se tornou mais previsível e ágil, pois eles conseguiram enxergar o que o cliente precisava naquele momento e como sanar as suas dores de forma acertada. 

“Eu percebi que, quando você não tem um funil de vendas estruturado e organizado do jeito que a DNA deixou pra gente, as suas vendas ficam muito baseadas na experiência do vendedor, é algo que fica meio ‘voando’.” 

Por último, a consultoria também foi importante para saber os indicadores fundamentais para o negócio e acompanhar as métricas certas.

Consultoria de vendas é primeiro passo no desenvolvimento de um negócio

Contratar uma consultoria de vendas no início de uma empresa não é o comum, contudo, é o indicado.

Pode parecer que a consultoria é um recurso utilizado apenas para tentar consertar algo que não vai bem, mas, na verdade, é um instrumento de aprendizado. A melhora vem como consequência de um processo feito da forma correta.

“Para o gestor também é muito bom, porque ele consegue enxergar todas as oportunidades que vão acontecer e as que não vão. O processo de vendas tradicional, utilizado até por empresas de grande porte, é todo baseado em reuniões e conversas, aí não dá para enxergar muito bem os aspectos”, diz Isaac.

Por isso que ao ser indagado se recomendaria a consultoria para outras empresas que estão iniciando, ele é enfático ao responder positivamente. Para ele, o aprendizado fornecido pela DNA possibilitou ganhos não somente ao negócio, mas à sua própria visão como gestor.

Quer ser o nosso próximo case de sucesso? Conheça as nossas possibilidades e fale com um de nossos consultores!

Para inspirar você, separamos outras histórias de sucesso, confira:

DNA de Vendas

Somos a DNA de Vendas, a mais completa consultoria de vendas voltada para o aumento de produtividade de vendas do Brasil.

Com experiência em mais de 40 segmentos do mercado, a empresa vem contribuindo para o aumento das vendas das maiores organizações do país, por meio do alinhamento da metodologia dos 4 Pilares de Produtividade de Vendas: Processos, Gestão, Tecnologia e Pessoas.

Por meio da DNA For Small, também prestamos consultoria de vendas para micro e pequenas empresas, contribuindo para a construção do funil de vendas e sua aplicação no CRM de Vendas.

Categoria:
  Cases de Sucesso
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